ANCINE abre inscrições para candidatos brasileiros ao Prêmio Goya

Desde 1987, a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha organiza o Prêmio Goya, o mais importante do país, outorgado aos destaques de cada ano. Para compor a lista dos indicados à categoria de Prêmio de Melhor Filme Ibero-americano, a Academia Espanhola pede a cada país que envie seus pré-candidatos.

Nesta segunda-feira, dia 6, a Agência Nacional do Cinema – ANCINE abre inscrições para que longas-metragens brasileiros possam concorrer a uma vaga na 27º edição da premiação, que acontece em fevereiro de 2013. Os filmes inscritos serão avaliados por um júri formado por cinco personalidades indicadas por entidades do setor audiovisual brasileiro. O resultado será anunciado em outubro.

Podem postular a vaga para a indicação ao Prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano produções lançadas em circuito comercial no território brasileiro entre 1º de novembro de 2011 e 31 de outubro de 2012 – no caso dos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, leva-se em conta longas com data de estreia confirmada nesse período.

As regras da Academia Espanhola para o Prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano podem ser lidas em espanhol no site da Academia. Especial atenção deve ser dada aos artigos 9 a 14, que citam a obrigação dos produtores do filme indicado quanto aos materiais necessários para a avaliação da Academia, e a autorização para seu uso. A efetuação da sua inscrição junto à ANCINE significará automaticamente a concordância com essas regras.

Para efetuar sua inscrição, o produtor do filme brasileiro que se enquadre nas regras deve enviar um email para o endereço premiogoya@ancine.gov.br, com os seguintes dados: Título do filme; Data da estreia em circuito comercial brasileiro; Lista completa do elenco e dos títulos dos créditos principais; Breve sinopse; Biografia do diretor; e Fotografia do diretor.

Além disso, o produtor deve postar ou entregar pessoalmente na portaria da sede da ANCINE no Rio de Janeiro, até o dia 27 de agosto, 5 (cinco) cópias do filme em formato DVD – de preferência com marca d’água específica para a seleção do Prêmio Goya impressa na imagem. O envelope enviado para o processo de seleção deve conter o seguinte texto claramente legível no seu exterior:

ANCINE – ASSESSORIA INTERNACIONAL
Ref: INDICAÇÃO BRASILEIRA AO PRÊMIO GOYA
Avenida Graça Aranha 35/ sala 1101, Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20030-002

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.