3x Murilo Salles

O diretor Murilo Salles está lançando, no dia 3 de dezembro, três longas inéditos nos cinemas de São Paulo: estrelada por Pedro Brício e Marco Ricca, a ficção O Fim e os Meios, que aborda as relações entre política, imprensa, corrupção e poder em Brasília; e os documentários sobre personagens singulares e marginais da indústria cultural brasileira, Aprendi a Jogar com Você e Passarinho Lá de Nova Iorque que, estreando juntos, vão proporcionar uma interação criativa de três reflexões sobre o Brasil.

Apesar de retratos singulares, os filmes se comunicam, interagindo e fazendo conexões um com o outro. O que une o cineasta Cícero Filho, personagem de Passarinho Lá de Nova Iorque, ao DJ Duda de Aprendi a Jogar com Você e a Paulo Henrique, publicitário de O Fim e os Meios? São personagens que buscam afirmação social e profissional, mas as dificuldades no dia a dia dessa jornada e da realidade social e política brasileira acabam por levá-los, cada um a seu modo, a entrar em crise com a realidade que os cerca.

Aprendi a Jogar com Você é um filme sobre o empenho do DJ Duda e da cantora Milka Reis para realizar o sonho de fazer estourar uma música. Seguimos a rotina dessa do casal em Samambaia, cidade satélite de Brasília, que, para dar conta de se manterem como artistas, se desdobram em vários expedientes. O que salta à tela é a performance de um saber bem brasileiro, o jeitinho, onde a capacidade de se virar é lei. O filme ganhou o prêmio de Melhor Montagem no Festival de Paulínia.

Em O Fim e os Meios, Cris e Paulo vão para Brasília em busca de novos desafios profissionais. Ela é jornalista, quer cobrir o Congresso Nacional, ele, publicitário, vai comandar a campanha eleitoral de um Senador da República. Os dois acabam se envolvendo num jogo de interesses e desejos onde mídia e política se confundem. As raízes do Brasil se expõem através dos sentimentos daqueles que vivem no furacão do poder. O longa recebeu o Troféu Redentor de Melhor Roteiro do Festival do Rio.

E o documentário Passarinho Lá de Nova Iorque acompanha o cineasta Cícero Filho em sua saga para refazer uma cena de seu longa Flor de Maio. Em Poção de Pedras, interior do Maranhão, Cícero pode encontrar inúmeras dificuldades, mas não perde sua obstinação, criando famílias afetivas por onde passa, como forma de sustentação do seu processo criativo. O filme fez parte da Seleção Oficial da Mostra de Tiradentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.