SescTV lança série do diretor Marco Altberg

O canal SescTV estreia, em 13 de dezembro, às 23h, a série Índios em Movimento, dirigida por Marco Altberg. Com oito episódios, a série exibirá debates com líderes indígenas e especialistas, de aproximadamente 20 minutos cada, para, em seguida, veicular um documentário sobre o tema. A ideia é promover a reflexão sobre os povos indígenas e suas questões históricas, sociais, culturais, políticas e ambientais. Os oito episódios serão exibidos diariamente, até o dia 20 de dezembro.

Os debates foram ambientados no interior da Oca Hunikuin, instalada no Parque Laje, no Rio de Janeiro. Têm participação da antropóloga Betty Mindlin; do líder indígena Ailton Krenak; do indigenista e cineasta Vincent Carelli; e de Felipe Milanez, jornalista e ativista dedicado às causas indígenas.

Os filmes a serem exibidos na série foram realizados em diferentes momentos históricos do país. As películas apresentam a relação dos índios com os sertanistas desde a época de Rondon, o contato dos índios isolados com o homem branco, a organização das comunidades indígenas até a aculturação destes povos.

No primeiro programa da série, Rondon, Amor, Ordem e Progresso, o tema motivador será o olhar do não-índio a partir do trabalho do Marechal Rondon. Ilustrado por imagens da época, o programa traça o perfil do homem que escreveu sua história junto com as demarcações de nossas fronteiras. Após o debate, será exibido na íntegra o documentário Rondon, Amor, Ordem e Progresso, dirigido por Marco Altberg. O filme resgata a trajetória de vida do sertanista, contada em depoimentos de estudiosos e seguidores, como Darcy Ribeiro e os irmãos Villas Bôas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.