Programas da ANCINE ajudam a viabilizar a participação de filmes e profissionais brasileiros em Berlim

O Festival Internacional de Cinema de Berlim finalizou a divulgação dos filmes selecionados para a sua 66ª edição, que acontece na capital alemã entre os dias 11 e 21 de fevereiro. A Berlinale, um dos mais importantes eventos anuais da indústria cinematográfica, apresenta este ano seis obras brasileiras em sua programação (dois curtas e quatro longas-metragens). Além dos filmes, treze profissionais brasileiros estarão presentes no Berlinale Talents, programa de capacitação e networking mantido pelo Festival para jovens profissionais do audiovisual. Representantes de cinco dos filmes brasileiros e três dos participantes do Talents (os que levam projetos para laboratórios) seguirão para a Alemanha com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE.

Entre os filmes selecionados, três longas-metragens brasileiros estarão na Mostra Panorama, considerada a mais prestigiosa depois da Competição: “Antes o Tempo Não Acabava”, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo; “Mãe Só Há Uma”, novo filme de Anna Muylaert, que em 2015 venceu o prêmio do público da mesma mostra por “Que Horas Ela Volta?”; e o documentário “Curumin”, de Marcos Prado, este último na programação da Panorama Dokumente. Os três seguem para Berlim com o apoio do programa da ANCINE.

Já na mostra Fórum Expandido, o Brasil será representado pelo curta-metragem “Ruina”, de Gabraz Sanna; e pelo longa-metragem em coprodução com a Alemanha “Muito Romântico”, dos diretores brasileiros radicados em Berlim, Melissa Dullius e Gustavo Jahn. Completando a participação nacional nesta edição do festival, “Das Águas que Passam”, de Diego Zon, é a nossa esperança de trazer um Urso de Ouro, na competição oficial de curtas-metragens. Os curtas de Gabraz Sanna e Diego Zon também contam com o apoio da Agência para irem à Berlim.

O Berlinale Talents, programa de residência do Festival de Berlim destinado ao aprimoramento de jovens talentos internacionais de audiovisual, terá este ano a participação de treze realizadores brasileiros nas oficinas, palestras, workshops, seminários e conferências oferecidos pelo programa. São eles: os diretores Aldemar Freitas Matias Junior, Esmir de Oliveira Filho, Filipe Matzembacher, Ives Rosenfeld e Ygor Gama; os fotógrafos André Siqueira Brandão e Lucas Dolabella Barbi; os editores Bruno Godecke e Germano de Oliveira; os roteiristas Claudio Marcio Pereira Costa Marques e Vera Egito Vellez (com projetos nos laboratórios do Talents); o ator Mateus Peres Almada; e a produtora Luana Melgaço Silva Marques.

E também tem presença brasileira no 13º Mercado de Coprodução da Berlinale. O projeto “The Fading Light of Neon Boy”, de Jéssica Luz, com produção da Besouro Filmes, foi selecionado no Talent Project Market. Jéssica, assim como Vera Egito e Claudio Marques, contam com o apoio da ANCINE na participação do evento. Finalmente, a produtora Gullane é uma das cinco convidadas especiais junto a empresas da Alemanha, Itália, França e Canadá, para participar de um programa do Mercado para produtoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.