Escola de Cinema Darcy Ribeiro promove semana de abertura com atrações abertas ao público

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, localizada no Centro do Rio, promove sua tradicional Semana de Abertura do 1º Semestre de 2016, a partir de segunda, dia 7 de março, com diversas atrações, abertas a alunos e público em geral, com entrada franca.

Na segunda, dia 7, a partir das 18h30, a Escola de Cinema Darcy Ribeiro e a RioFilme anunciam sua primeira parceria: o curso livre de documentário – “O Real Revelado”, com aulas ministradas pelo cineasta e professor da ECDR, Ángel Díez. O curso, de 25 a 29 de abril, terá 30 vagas, a inscrição será gratuita e só poderão concorrer as pessoas que estiverem presentes ao evento. Os candidatos farão uma prova escrita com cinco questões que avaliarão conhecimentos básicos sobre documentário. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 11 de março, através de e-mail.

Na sequência, será exibida pré-estreia o documentário “São Sebastião do Rio de Janeiro – A Formação de uma Cidade”, de Juliana de Carvalho, que conta a história da cidade desde sua fundação. Em seguida, a diretora participa de um bate-papo com o público.

Na terça, dia 8,  a partir das 18h30, será exibido o filme “Urutau”, de Bernardo Nabuco, aluno formado em Direção Cinematográfica pela Darcy Ribeiro. Em seguida, haverá um bate-papo com diretor e sua equipe do filme. Na quarta, dia 9, a partir das 18h30, tem Cine-Aula Petrobras, que apresenta pré-estreia do filme “Mundo Cão”, dirigido por Marcos Jorge. Logo após a exibição, tem bate-papo com o diretor de fotografia, Toca Seabra.

Sábado, dia 12, tem início o Cineclube da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, atividade regular e curricular para os alunos, durante todos os sábados do semestre, a partir das 14h, também aberta ao público, com entrada franca. O tema dos filmes do semestre, que tem curadoria da diretora Bia Lessa, é “Brasil Profundo” e o filme de estreia será “Lira do Delírio”, deWalter Lima Jr.

Confira a programação do semestre a seguir:

. 12/03 –  Lira do Delírio – Walter Lima Jr

. 19-03 – Macunaíma – Joaquim Pedro de Andrade

. 02/04 – Pixote – Hector Babenco

. 09/04 – O Bandido da Luz Vermelha – Rogerio Sganzerla

. 16/04 – São Bernardo – Leon Hirszman

. 30/04 – Vidas Secas – Nelson Pereira dos Santos

. 07/05 – O Fim e o Princípio – Eduardo Coutinho

. 14/05 – As Hiper Mulheres – Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro

. 21/05 – Entreato – João Moreira Salles

. 28/05 – Os Sermões – Júlio Bressane

. 04/06 – Marvada Carne – André Klotzel

. 11/06 – Cronicamente Inviável – Sergio Bianchi

. 18/06 – Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro – Glauber Rocha

Mais informações no site da escola, www.ecdr.org.br, ou pelo telefone 21 2516-3514.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.