Rio Content Market traz aos brasileiros o mundo dos negócios de TV

Em 2016, o Rio Content Market (RCM) confirma, em sua sexta edição, a vocação para reunir players internacionais no Brasil e promover rodadas de negócios e discussões sobre as produções audiovisuais e mecanismos de financiamento. Ao todo, já foram confirmadas 1.180 reuniões nas rodadas de negócios, durante os três dias do congresso, que será realizado de 9 a 11 de março, no Rio de Janeiro. A expectativa da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV) – realizadora do encontro – é de 3.500 participantes, dentre eles 198 players, 206 palestrantes e delegações de países como França, Alemanha, Reino Unido, Canadá e Argentina. “O evento entrou definitivamente no calendário internacional. Os canais deixam para lançar novidades no Rio Content. É um local para lançamentos, assinatura de acordos. Virou um marco”, diz Mauro Garcia, diretor executivo da ABPITV.

Um dos destaques internacionais presentes ao evento é Steve Golin, fundador da Anonymous Content, produtora dos filmes “O Regresso”, de Alejandro González Iñárritu, e “Spotlight”, de Tom McCarthy, que concorreram ao Oscar deste ano.  Também haverá painéis com Howard Gordon, produtor das séries “Homeland” e “24 Horas”, e com Rhys Ernst, coprodutor e consultor de “Transparent”, série vencedora do Globo de Ouro.

Dan B. Weiss, criador da série “Game of Thrones”, em palestra sobre criação de séries no Rio Content Market de 2015

Entre os convidados que prometem lotar as salas, estão Peter Iacono, da Lionsgate, que produziu séries como “Mad Men” e “Orange is the New Black”, Olivier Dumont, que está à frente do licenciamento global da animação “Peppa Pig”, distribuída pela eOne, e Melissa Rosenberg, criadora da série “Jessica Jones” e roteirista de “Dexter”. Para falar sobre os serviços de streaming e participar das rodadas de negócios, foram confirmados Erik Barmack, vice-presidente de produções originais locais do Netflix; Philip Matthys, diretor de conteúdo original do Hulu; e Tara Sorensen, diretora de programação infantil da Amazon Studios. Da mesma forma, são esperados diretores dos canais BBC, NHK, Sundance Channel e Al Arabiya Discovery.

A programação geral acontece em seis salas simultâneas para atender a muitas questões relacionadas ao audiovisual, não apenas sobre narrativa e linguagem, mas também de produção, tecnologia, fontes de financiamento e direitos de propriedade. A ABPITV, inclusive, recomenda que os canais, as produtoras e as instituições sempre disponibilizem credenciais para vários setores de suas empresas para que todos possam participar do evento, como destaca Garcia: “Entre convidados estrangeiros e brasileiros, temos debates, assuntos e questões novas que vão pautar o ano inteiro. A Ancine [Agência Nacional do Cinema], por exemplo, compra um número grande de credenciais e envolve todas as suas áreas para acompanhar os assuntos e se atualizar”.

Durante e após o Rio Content Market, os executivos, produtores e distribuidores também têm acesso a uma espécie de rede social para marcar reuniões e rodadas de negócios. É um mecanismo a mais, além do próprio corpo a corpo já característico dos mercados e feiras internacionais dos quais eles fazem parte, no mundo todo.

Aposta que deu certo

O Rio Content Market foi criado em 2011 e é o resultado do trabalho realizado pelo programa de exportação da associação, o Brazilian TV Producers, que tem parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Nas palavras de Marco Altberg, presidente da ABPITV, “o RCM é um sonho realizado” e foi criado por uma demanda dos associados que sentiam falta de um mercado dedicado à produção independente de TV no Brasil, além de oferecer uma contrapartida ao trazer o mercado internacional para o país.

Marco Alterg afirma que o RCM foi criado por uma demanda dos associados da ABPITV e para atrair o mercado internacional para o Brasil © Davi Campana

“Felizmente, deu muito certo. Nossa intuição foi acertada e se tornou uma referência na América Latina, com a presença de participantes de países da Europa, América do Norte, América do Sul, África e Ásia, além de praticamente todos os Estados do Brasil”, complementa Altberg.

A primeira edição contou com mil participantes, chegou a 3.500 no ano passado e assim deve se manter por algum tempo, porque este é o limite confortável para ocupar os espaços, de acordo com Garcia, até porque o público é flutuante. Antes mesmo do fechamento das inscrições de 2016, já tinham sido vendidos mais ingressos do que no ano anterior, o que foi uma novidade. “É a confirmação dessa aposta do mercado no evento, que se concentra em discutir e fazer negócios”.

Promovendo negócios

Em 2011, ainda antes da aplicação da Lei 12.485, conhecida como lei da TV Paga, o audiovisual “já estava muito forte” e até hoje “há uma curiosidade grande de alguns países e de alguns canais estrangeiros que não estão instalados no Brasil para saber como são as fontes de financiamento”, segundo Garcia. Além de participar dos debates e conhecer a produção nacional, os diretores desses canais chegam a marcar as suas reuniões específicas com os representantes no Brasil durante o Rio Content Market, o que fortalece ainda mais a importância do evento na agenda internacional.

O convite para os principais players é realizado com a curadoria de Carla Esmeralda e alinhado com a ABPITV e o seu Conselho, com contribuições dos próprios produtores brasileiros, ao longo de todo o ano. Em outubro, a divulgação é fortalecida pela associação durante o MIPCOM, em Cannes, evento que já reúne os players mais importantes do setor. No começo, o Rio Content Market era agendado para a semana seguinte ao Carnaval, com o intuito de aproveitar o interesse histórico pelos desfiles e pela festa carioca para atrair nomes de prestígio para as palestras internacionais. Contudo, a partir deste ano, Garcia reforça que esse apelo não é mais necessário, visto que o Rio Content Market já é esperado pelos players e está confirmado para ocorrer na segunda semana de março também nos próximos anos. “No ano passado, já lançamos o Save the Date para 2016 e 2017. Neste ano, vamos lançar mais dois. Isso ajuda muito a entrar no calendário”.

Carla Esmeralda, curadora do RCM, durante todo o ano, observa o mercado para trazer o que há de melhor no cenário internacional

A associação contabiliza, nas primeiras cinco edições, um total de 14 mil participantes provenientes de 38 países, que apresentaram projetos inovadores, cases e modelos de negócios e fizeram encontros que resultaram em coproduções. Grandes nomes de séries de TV compuseram as mesas e as conferências, como Dan B. Weiss, um dos criadores de “Game of Thrones”; Cary Fukunaga, diretor da primeira temporada de “True Detective”; M. Night Shyamalan, de “Wayward Pines”; Gideon Raff, de “Hatufim”, “Homeland” e “Tyrant”; Mark Gatiss, roteirista de “Sherlock” e “Doctor Who”; David Chase, idealizador de “Família Soprano”; e David Shore, de “House”.

 

Por Belisa Figueiró

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.