Star Trek – Portal do Tempo

Criada por Gene Roddenberry, em 1966, a série de televisão Star Trek se tornou um fenômeno mundial e ícone da cultura pop ao longo dos anos. Atualmente, conta com centenas de livros, 12 filmes, além de inúmeros jogos e quadrinhos. Em comemoração aos 50 anos de existência, a Editora Aleph, que foi a primeira a publicar romances sobre Star Trek no Brasil, relança uma das obras de maior sucesso da saga (que estava esgotada há anos das prateleiras): Portal do Tempo.

Em 1992, o importante livro de A. C. Crispin, marcou no Brasil o início de uma coleção de romances baseados em Star Trek. Esta nova edição leva ao leitor uma apresentação de cada personagem logo no começo do livro e um glossário que explica termos da saga, além de notas que ajudam a entender e buscar os episódios mencionados no texto. O prefácio é assinado por Salvador Nogueira – jornalista científico e editor do portal Trek Brasilis, que comenta a importância da série e alguns fatores que explicam o sucesso dos personagens, que cativam e inspiram os fãs pelo mundo.

Além de divertir o público com as missões da nave Enterprise, Star Trek teve uma significante contribuição para a história da televisão no quesito representatividade. Levou para as telas um piloto japonês, um navegador russo, uma oficial de comunicações negra, um engenheiro escocês e um imediato alienígena. Mas o impacto cultural da franquia vai além de sua longevidade. Star Trek antecipou muitos dos aparelhos e da tecnologia usada atualmente, incluindo o tablet, o PC, o palmtop e os celulares.

Depois de cinco décadas, a franquia não perdeu o fôlego: em julho será lançado Star Trek: Sem Fronteiras, terceiro da nova leva de filmes sobre a saga, e está prevista para 2017 uma nova série televisiva, que será transmitida pela BBC.

A editora Aleph pretende lançar mais livros da série em 2017 – os títulos serão anunciados em breve.

Sobre a autora: Ann C. Crispin escreveu mais de 20 livros, incluindo romances ligados a universos de Star Trek, Star Wars, Piratas do Caribe, e V, além de mundos originais. Entre as suas obras mais aclamadas estão o seu romance de estreia Portal do tempo e a trilogia Han Solo (cujo primeiro volume a Aleph irá lançar em maio). Nascida no estado de Connecticut, nos Estados Unidos, Crispin foi diretora da Science Fiction and Fantasy Writers of America (Escritores de Ficção Científica e Fantasia da América), lecionou escrita e assessorou novos escritores, além de se engajar na luta pelos direitos dos autores. Faleceu em setembro de 2013, aos 63 anos.

Star Trek – Portal do Tempo
Autora: Ann C. Crispin
Tradutor: Norberto de Paula Lima
Editora Aleph
Páginas: 
248
Preço: R$ 39,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.