Mostra exibe filmes de Guilherme de Almeida Prado

A Sala Cinematographos promove, de 5 a 9 de abril, uma mostra de cinema com foco na obra de Guilherme de Almeida Prado. Serão exibidos cinco longas-metragens e um curta. No último dia de evento (sábado, dia 9) haverá um debate com a presença do próprio cineasta, que construiu uma das mais singulares obras autorais do cinema brasileiro.

A curadoria da mostra é de Eduardo Santana, que comenta que os filmes de Guilherme de Almeida Prado, brilham por motivos diversos: uma estética peculiar, em que cores, figurinos e concepção dos personagens, principalmente femininas, causam o encantamento do espectador. O tom retrô dos anos do pós-guerra e a beleza feminina enfeitiçam e hipnotizam, ao mesmo tempo em que contam histórias instigantes. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas online pelo site www.casaguilhermedealmeida.org.br.

Confira a programação completa:

Terça-feira, 5 de abril, 19h
Flor do Desejo (1983 / 105 min.)
Com: Imara Reis, Caíque Ferreira, Tamara Taxman e Matilde Mastrangi
O filme conta a história de Sabrina, uma prostituta que, após ser atacada por um homem na rua, é salva pelo jovem Gato. Ela o convida a morar em sua casa, onde começa um grande esquema para mudar sua vida.

Quarta-feira, 6 de abril, 19h
A Dama do Cine Shanghai (1987 / 115 min.)
Com: Maitê Proença, José Lewgoy, Antonio Fagundes e Sergio Mamberti
O corretor de imóveis Lucas entra em um velho cinema de São Paulo. Dentro da sala ele conhece Suzana, uma mulher muito parecida com a que está no filme em exibição. Sedutora e misteriosa, ela é casada com Desdino, e renega as ações de Lucas para conquistá-la. Quando é injustamente acusado de assassinato, Lucas passa a buscar o verdadeiro autor do crime. Quanto mais investiga o caso, mais as pistas apontam para Suzana e Desdino.

Quinta-feira, 7 de abril, às 19h
Perfume de Gardênia (1992 / 118 min.)
Com: Christiane Torloni, José Mayer, Betty Faria
Daniel é um motorista de táxi que trabalha de madrugada para pagar as prestações do carro. É casado com a dona de casa Adalgisa, que começa a fazer cinema, abandona a família e é proibida pelo marido de ver o filho. Durante onze anos, Daniel nutre um sentimento de vingança, que ganha força quando o filho, já adulto, reencontra a mãe, em plena decadência profissional.

Sexta-feira, 8 de abril, às 19h
Glaura (1995 / 15 min.)
Com: Júlia Lemmertz, Alexandre Borges, Oscar Magrini e José Lewgoy.
Retrato de uma dona de casa para quem a felicidade seria ficar um dia até tarde na cama, livre do marido, da filha, da vizinha e do sogro paralítico.

A Hora Mágica (1998 / 103 min.)
Com: Júlia Lemmertz, Raul Gazolla, Maitê Proença e José Lewgoy.
Em 1950, a Rádio Brasil (RB) recebe seus artistas para dublagens, comerciais e, principalmente, para interpretar papéis na radionovela Um assassino está entre nós. Tito Balcárcel dá voz às peripécias do galã em filmes de gêneros variados, ao lado da estrela Lyla Van. Tito vive às voltas com suas fantasias folhetinescas até apaixonar-se por Lúcia, uma jovem ambiciosa, indiretamente envolvida num crime. Lúcia colocará o romântico Tito no centro de uma teia rodeada de pequenos mistérios.

Sábado, 9 de abril, às 15h
Onde Andará Dulce Veiga?* (2007 / 135 min.)
Com: Maitê Proença, Eriberto Leão, Carolina Dieckmann, Christiane Torloni.
Nos anos de 1980, um jornalista decide descobrir o paradeiro de Dulce Veiga, uma atriz e cantora que desapareceu misteriosamente nos anos 1960. O que ele não sabe é o quanto terá de descobrir sobre si mesmo antes de encontrá-la.

*Após esta sessão haverá um debate com o cineasta Guilherme de Almeida Prado e com o crítico de cinema, Gabriel Carneiro.

Mostra O cinema singular e fetichista de Guilherme de Almeida Prado
Data: 5 a 9 de abril
Local: Sala Cinematographos / Casa Guilherme de Almeida – Anexo – Rua Cardoso de Almeida, 1943 – 3673-1883

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.