México e o Ceará

O ator Chico Diaz será homenageado pelo 26° Cine Ceará, que acontecerá em Fortaleza, em junho (de 16 a 22). A homenagem se estenderá a Dira Paes, já que juntos fizeram, há exatos 20 anos, o nordestern “Corisco & Dadá”. Um livro, escrito pelo diretor Rosemberg Cariry, lembrará a experiência.

O festival cearense vai dedicar espaço nobre ao país onde nasceu Chico Diaz, o México. Depois da Argentina e da Espanha, chegou a vez dos mexicanos, donos da mais sólida indústria exibidora da América Latina (superam, com folga, o Brasil), ser o país ibero-americano homenageado do ano. Por isto, o Cine Ceará selecionou 18 longas-metragens do México contemporâneo, que vão do drama social ao terror, da comédia ao filme policial, do filme infantil aos dramas eróticos, para mostrar ao público cearense.

A produção mexicana será tema de seminários, exposições e de tributo a um de seus mais reconhecidos artífices (ou seja, um diretor, ator, atriz ou fotógrafo). Nunca é demais lembrar que o cinema mexicano vive momento delicado, já que alguns de seus maiores talentos (caso do fotógrafo Emannuel Lubezki e dos diretores Alejandro Gonzalo Iñarritu, Alfonso Cuarón e Guillermo del Toro) são hoje nomes de destaque do cinema norte-americano. Aquele que conquista estatuetas nas festas dos Oscar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.