Riofilme promove evento gratuito sobre preservação audiovisual

A Riofilme promoverá, no dia 31 de maio, o encontro RioFilme em Ação: Audiovisual – O Futuro dos Arquivos para discutir a preservação audiovisual no Brasil hoje. A iniciativa, que pretende reunir profissionais, estudantes e demais interessados na área, reforça a importância da manutenção de um debate permanente sobre o tema que possui especial relevância no setor e tem ocupado lugar de destaque na elaboração das políticas públicas. Os painéis contarão com a presença de profissionais que discutirão, dentre outros assuntos, a conservação e restauração de acervos, a digitalização e difusão de conteúdo, o acesso e a salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro.

A atividade é um desdobramento de uma ação realizada pela Riofilme, em parceria com o British Council, que selecionou três profissionais cariocas da área de preservação para participar do Archive Futures, curso promovido pelo British Film Institute (BFI), em fevereiro deste ano. A formação, desenvolvida pela instituição britânica que possui renomada experiência em preservação de arquivos audiovisuais analógicos e digitais, promoveu a capacitação e a troca de experiência entre profissionais de diferentes lugares do mundo.

O evento, gratuito e aberto à participação de todo público, dirigido especialmente aos produtores, estudantes ou profissionais da área, terá início às 10h no Memorial Getúlio Vargas (Lotação da sala: 100 lugares), na Praça Luis de Camões, s/n – Glória – Rio de Janeiro/RJ.

As inscrições podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/1HCFP2Dcu4PKHFRXFm9ylh1e_vvZ_7DsVmYwPxi-O4KU/viewform?edit_requested=true

Confira abaixo a programação do evento:

Abertura
Mariana Ribas, Diretora-Presidente da Riofilme

Apresentação da ação da Riofilme no British Film Institute (BFI)
Walerie Gondim, Gerente de Projetos da Riofilme

O audiovisual como memória
Uma visão sobre políticas para o futuro dos arquivos audiovisuais
Silvia Rabello, Sicav-RJ

Curadoria, visibilidade, utilização e acesso aos acervos
Conservação e restauração de arquivos audiovisuais
Catalogação, bases de dados, processos gerenciais
Rafael de Luna
Debora Butruce
Roberto Souza Leão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.