Festival reflete múltiplas linguagens de novos cineastas poloneses

O Festival de Cinema Polonês exibe ao público brasileiro, desde 2009, as melhores produções cinematográficas da Polônia, em sua maioria inéditas no país. A 6ª edição conta com a exibição de seis longas de ficção e seis curtas documentais que irão circular pelos principais centros culturais do Brasil. Na cidade de São Paulo, acontece no Sesc Pinheiros, no período de 21 de junho a 20 de julho, e no Centro Cultural Banco do Brasil, de 30 de junho a 3 de julho.

Entre os longas que serão exibidos, estão o premiado Prédios Flutuantes, que enfoca o desejo proibido e a busca de identidade, e Moça do Armário, que aborda a solidão, o anonimato e o isolamento. A nova geração que se comunica pelo Skype e Facebook aparece no longa A Promessa. O começo da carreira de um famoso cardiologista que, apesar da dura realidade comunista, revolucionou a medicina polonesa é contado no filme Deuses. Acompanhamos uma investigação sobre a morte de uma jovem mulher em Jeziorak. E, por fim, uma história universal da juventude e amor, tendo como plano de fundo uma guerra em Varsóvia 44.

O destaque fica por conta de curtas documentais com curadoria da Fundação de Cinema em Cracóvia, um dos organizadores mais antigos dos festivais de cinema na Europa, dedicado a curtas e animação. O programa consiste em obras realizadas pelas melhores escolas de cinema na Polônia. Entre os títulos, estão: Nossa Maldição, indicado ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem, e O Objeto, vencedor da menção especial no Festival de Sundance em 2015.

A programação do festival no Sesc Pinheiros pode ser conferida em www.sescsp.org.br/programacao/94508_6+FESTIVAL+DE+CINEMA+POLONES, e no CCBB em www.bb.com.br/cultura.

 

6º Festival de Cinema Polonês

SESC PINHEIROS
Datas: De 21/06 a 20/07
Local: Auditório – 3º andar (98 lugares) – Rua Paes Leme, nº 195 – Pinheiros – (11) 3095-9400
Entrada gratuita (retirada de ingressos 1 hora antes)

CCBB SP
Datas: 30/06 a 3/07
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, nº 112 – Centro – (11) 3113-3651
Entrada gratuita

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.