Rio Film Commission é incorporada à estrutura da RioFilme

A RioFilme anunciou a incorporação da Rio Film Commission, escritório de apoio às produções audiovisuais da cidade do Rio de Janeiro, à estrutura da RioFilme a partir de 1º de julho de 2016. Na nova estrutura, a RFC será uma coordenadoria subordinada a Diretoria de Investimentos da RioFilme, sendo coordenada por Steve Solot e tendo Tânia Pinta como Gerente de Atendimento às Produções.

A incorporação é uma resposta positiva à demanda crescente de atendimento às produções audiovisuais nacionais e internacionais, especialmente em função dos Jogos Olímpicos, e reafirma a vocação da cidade como principal polo audiovisual do país.

Desde março de 2014, a Rio Film Commission opera sob a forma de projeto, em parceria com o SICAV – Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual, e patrocinado pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, através da RioFilme. Entre 2014 e 2016, foram atendidos mais de 130 projetos nacionais e internacionais, e assinados cerca de dez acordos de cooperação e memorandos de entendimento com municípios do Estado do Rio de Janeiro e entidades estrangeiras atuantes no setor cultural.

A integração da RFC vem incrementar as ações estratégicas de internacionalização patrocinadas pela RioFilme, que incluem: o projeto Films From Rio, o Programa Internacional de Capacitação (PIC-RJ) e a Plataforma de Parceria Internacional de Projetos. Esta última busca gerar visibilidade para os projetos audiovisuais e oferecer uma interface eficiente entre empresas produtoras da cidade e do Estado do Rio e agentes internacionais.

A incorporação da RFC à estrutura e ao planejamento estratégico da RioFilme também tem por objetivo reforçar o papel da nova coordenadoria como orientadora e facilitadora na comunicação entre as empresas de audiovisual e a administração pública. Além disso, o novo departamento colaborará para a ampliação da representação da cidade do Rio de Janeiro em eventos, mercados e festivais internacionais, com o propósito de promover a cidade, visando à atração de investimentos nas áreas de turismo, entretenimento e cultura.

Para isso, a RioFilme contará com o apoio da RioEventos, empresa municipal que tem por objetivo captar e realizar eventos na cidade do Rio de Janeiro, e também da SEOP (Secretaria de Ordem Pública), órgão regulador e fiscalizador de toda atividade econômica e da manutenção da ordem e convivência urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.