Mostra apresenta o cinema da Geração Beat

A maneira transgressora como os autores associados à Geração Beat encaravam o mundo, questionando e rompendo com valores estabelecidos na sociedade americana, entre os anos 1940 e 1960, está refletida em sua produção literária, de obras inovadoras tanto na linguagem quanto no conteúdo, que influenciaram incontáveis leitores e tantos outros artistas das mais diversas áreas, deixando um influente legado para as manifestações da contracultura que viriam posteriormente. Décadas depois, poesia e prosa de autores como Allen Ginsberg, William S. Burroughs, Jack Kerouac e Gregory Corso ainda reverberam em corações e mentes pelo mundo.

Entre 11 de julho e 1º de agosto, a mostra cinematográfica Geração Beat ocupa o cinema do CCBB Brasília para mostrar, em curtas, médias e longas-metragens, como a revolução estética e comportamental operada por esses escritores foi traduzida pela sétima arte. Serão exibidos 34 filmes, boa parte inédita no Brasil.

Na programação, estão adaptações de alguns dos principais títulos da Beat Generation, documentários sobre obras e autores, além de filmes cujo enredo dialoga diretamente com essa literatura – que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1940 e destacou-se pela escrita coloquial, repleta de gírias e neologismos, escrita espontânea e visceral, e por apresentar personagens marginais como protagonistas (andarilhos, garotas de programa, viciados etc.) – eles, sim, um retrato autêntico do país.

Desafiando o status quo e o american way of life em pleno macarthismo com um coquetel de álcool, sexo livre, jazz e barbitúricos, os beats pregavam uma nova maneira – menos materialista e mais espiritualizada – de enxergar a vida e a sociedade.

Na mostra, que conta com curadoria da produtora de cinema Roberta Sauerbronn, poderão ser conferidos desde documentários inéditos no Brasil, como Com Amor, Carolyn (2011) e American Road (2013), até as versões cinematográficas dos clássicos Almoço Nu (Mistérios e Paixões, de 1991, assinado por David Cronenberg) e On the Road (Na Estrada, de 2012, dirigido por Walter Salles). Também na programação, estão curiosidades como o clássico sueco Häxan – A Feitiçaria através dos Tempos (filme de 1922 que, relançado em 1968, ganhou pitoresca narração de William Burroughs) e uma seleção de curtas pouco conhecidos do premiado diretor Gus Van Sant, cineasta cuja filmografia está repleta de anti-heróis beat.

A programação contará, em 13 de julho, com uma masterclass sobre os principais nomes da Beat Generation ministrada por Claudio Willer, poeta, ensaísta, crítico e tradutor paulistano responsável pela tradução para o português de livros de, entre outros, Lautréamont, Antonin Artaud e dos beats Allen Ginsberg e Jack Kerouac.

A programação está disponível em bb.com.br/cultura.

 

Mostra Geração Beat
Data: 
11 de julho a 1º de agosto
Local: Cinema do CCBB Brasília (SCES Trecho 2)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)
Dia 13 de julho, às 18h: master class com Claudio Willercom entrada gratuita mediante retirada de ingresso na bilheteria do CCBB a partir de uma hora antes do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.