Cineasta Atom Egoyan ganha primeira retrospectiva no RJ

A mostra Atom Egoyan – A realidade distorcida do cinema egípcio, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 27 de setembro a 9 de outubro, apresenta todos os 15 longa-metragens de ficção dirigidos por Atom Egoyan, desde os clássicos Next of kin (1984) e Family Viewing (1987), até Memórias Secretas (2015), seu último trabalho. A entrada para todas as sessões será franca, com distribuição de senhas a partir da abertura da bilheteria.

Será a mais completa retrospectiva dos filmes de Atom Egoyan no Rio de Janeiro. Entre os destaques da programação, estão Exótica (1994), filme de abertura da mostra e seu primeiro grande sucesso, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e Doce Amanhã (1997), considerado pela crítica como um dos seus melhores trabalhos, ganhador do Prêmio do Grande Júri, do Troféu FIPRESCI e do Troféu do Júri Ecumênico no Festival de Cannes.

Nas últimas três décadas, Atom Egoyan vem conquistando respeito e visibilidade através da sua participação e premiação em diversos festivais internacionais, se estabelecendo como um importante autor cinematográfico contemporâneo. Egoyan é descendente de armênios, nascido no Cairo, e se mudou com a família ainda criança para o Canadá. Ele passou de filmes independentes para um trio de adaptações literárias densas e meticulosamente realizadas, interrompendo este percurso para escrever, realizar e produzir um drama épico sobre genocídio armênio na Turquia antes da Primeira Grande Guerra, que condensou todos os temas de Egoyan e se tornou o filme mais pessoal realizado até hoje: Ararat (2002).

Nos dois finais de semana, a mostra terá sessões comentadas dos filmes Ararat Exótica pelos críticos Marcelo Müller e Rodrigo Gerace. Durante o evento, será lançando um catálogo sobre a mostra.

Outras informações sobre a mostra podem ser acessadas em www.facebook.com/MostraAtomEgoyan.

 

Mostra Atom Egoyan – A realidade distorcida do cinema egípcio
Data: 
27 de setembro a 9 de outubro
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (78 lugares, mais 3 para cadeirantes) – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.