Janela Internacional abre inscrições para a oficina Janela Crítica

A 9ª edição do Janela Internacional de Cinema do Recife, que ocorre entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro, abriu as inscrições gratuitas para a oficina Janela Crítica, atividade voltada a cinéfilos que desejam exercitar um olhar crítico para o cinema pela escrita.

Pelo segundo ano consecutivo, o Janela Crítica será coordenado pelo jornalista, crítico e pesquisador Heitor Augusto. Redator da revista Interlúdio, Heitor coordenou, entre 2013 e 2015, o Crítica Curta, oficina de crítica durante o Festival de Curtas de São Paulo. Também foi um dos selecionados da Berlinale Talent Press 2015, programa do Festival de Berlim para jovens críticos. Tem trabalhos em jornalismo cultural, curadoria, júri e ensino em cursos e workshops.

Serão selecionadas apenas sete pessoas para a oficina. Os participantes irão vivenciar a prática da crítica cinematográfica durante o festival. Em encontros com Heitor Augusto, terão a chance de discutir os principais conceitos e correntes da crítica de cinema, os diversos formatos e abordagens da escrita crítica e diálogos entre a crítica e o cinema contemporâneo.

Os selecionados terão, ainda, entrada gratuita nas sessões para produzir críticas que serão veiculadas no site do evento diariamente. Ao final do festival, os participantes irão integrar o júri especial Janela Crítica, que elege os melhores filmes nas categorias de curtas nacionais, curtas internacionais e longas.

Para participar da seleção, é preciso enviar e-mail com o formulário preenchido para janelacritica@gmail.com, com uma crítica de até 2.500 caracteres sobre um filme da sua escolha (seja curta ou longa, ficção ou documentário) e seus dados pessoais e curriculares como nome, idade, cidade, telefone, universidade (curso e periodização), conhecimento de línguas estrangeiras, endereço de blog ou site, caso tenha um. Os participantes precisam ter a partir de 18 anos, por questões de adequação de conteúdo.

Candidatos de qualquer lugar do Brasil poderão ser considerados, mas o evento não custeia a passagem e estada dos selecionados. As inscrições seguem até 5 de outubro. O resultado da seleção será divulgado até 17 de outubro. Mais informações, no site www.janeladecinema.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.