Mostra reúne primeiras obras de cineastas

A estreia cinematográfica de grandes diretores, como Xavier Dolan, Charles Chaplin, Quentin Tarantino e Glauber Rocha, são o mote da mostra Meu Primeiro Longa, que acontecerá de 7 de setembro a 2 de outubro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. Além das primeiras obras de um seleto grupo de 50 autores, que inclui ainda ícones do quilate de Stanley Kubrick, David Lynch, Martin Scorsese, Roman Polanski, Ingmar Bergman, Lars von Trier, François Truffaut, Anna Muylaert e Ruy Guerra, entre outros, o evento conta com uma exposição sobre o trailer cinematográfico e encontros com cineastas brasileiros. Andréa Cals assina a curadoria da mostra, cuja abrangência inclui produções lançadas entre 1920 e 2016. Ao todo, serão exibidas cem obras, dentre longas e curtas.

Antes da exibição de cada um dos longas será exibido um curta-metragem. Os curtas foram “garimpados” em algumas das principais escolas de cinema do Rio: PUC-Rio, ESPM, Estácio e Darcy Ribeiro, entre outras.

Com o objetivo de alçar o trailer da categoria de material promocional para o de protagonista, a mostra vai promover a exposição Trailer Expandido, entre os dias 7 e 25 de setembro, no pilotis do museu. A ideia é apresentar a evolução do trailer, desde seu surgimento, em 1913, até os dias atuais. A busca é pelo sentido artístico do trailer, pela observação de seus elementos e pela criação de sensações e percepções peculiares a essa forma de expressão.

Após a exibição dos filmes, cineastas brasileiros com obras exibidas na mostra participarão de encontros com o público. Alguns nomes já confirmados são Domingos Oliveira (“Todas as Mulheres do Mundo”), Ives Rosenfeld (“Aspirantes”) e Allan Ribeiro (“Esse Amor que nos Consome”). Além dos diretores, críticos de cinema e pesquisadores participarão do bate-papo, que será mediado pela curadora Andréa Cals. As datas previstas para os encontros são 10, 17 e 24 de setembro.

A programação completa da mostra pode ser conferida no site www.meuprimeirolonga.com.br.

 

Mostra Meu Primeiro Longa
Data: 7 de setembro a 2 de outubro
Local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo – Rio de Janeiro
Horário: das 11h às 20h
Lotação da cinemateca: 180 pessoas
Entrada gratuita, com retirada de senha na recepção do evento – Sujeito à lotação
A produção do evento sugere a doação de um quilo de alimento não perecível, que será revertido a projeto social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.