RioMarket reunirá importantes nomes da indústria audiovisual

Entre os dias 5 e 12 de outubro, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos – UFRJ vai receber, pelo segundo ano consecutivo, a programação do RioMarket 2016. Área de mercado do Festival do Rio, o evento contará com seminários, palestras, workshops e rodadas de negócios. Grandes nomes da indústria nacional e internacional confirmaram participação nas mais de 50 mesas de debates e 20 workshops e masterclasses.

Além da programação de workshops e seminários, o RioMarket contará com encontros que permitem a integração entre profissionais do setor: As One to One Meetings ou Rodadas de Negócios são reuniões pré-agendadas em que produtores apresentam seus projetos disponíveis para aquisição, distribuição e coprodução de cinema, TV e VOD para profissionais do mercado audiovisual, convidados do RioMarket. É uma oportunidade de aproximar os produtores dos profissionais, intensificando o networking e a troca de informações.

O RioMarket TV ocupa a programação do RioMarket nos dias 5, 6 e 7. Assuntos como coproduções, oportunidades em mercados estrangeiros, Spin Offs e produção para internet serão abordados. Logo no primeiro dia o evento, receberá o produtor, roteirista e diretor britânico Allan Cubitt, que explicará o processo de criação e contará histórias interessantes sobre a produção de suas séries, incluindo o sucesso “The Fall”. Em seguida, serão discutidos o mercado na América Latina e as oportunidades para o Brasil. Representantes de canais, como Televisa (México), Telefe (Argentina) e Caracol TV (Colômbia), vão falar sobre seus modelos de negócio, produções originais e oportunidades de coprodução com outros países latinos.

Ainda no dia 5, haverá a masterclass de roteiro com Patrick Hegarty, vencedor de diversos prêmios e que vendeu e desenvolveu projetos com a Fox Internacional, Scott Free Productions, Bad Robot e Plan B. Youtubers e snapchaters como Thaynara O.G, Luisa Clasen (Lully de Verdade) e Mederi (Galo Frito), entre outros, estão confirmados.

Outro destaque do primeiro dia, é a presença de Marissa Leotaud, gerente de avaliação e aquisições do canal Starz. Ela vai falar sobre o processo de aquisição de conteúdos pela empresa, o comportamento do mercado americano, os interesses da Starz na América Latina e quais formas de entretenimento vêm se estabelecendo na TV. Completando a programação do dia, o GloboNews reúne duas profissionais do canal, Anna Bernardoni e Caroline Leite, para conversar com o público sobre novas formas de se comunicar, tendo como gancho o aplicativo Na Rua GloboNews.

Já no segundo dia, o evento receberá Brendan Countee, head de comédia do Hulu, para falar sobre séries de comédia. Hoje, a plataforma reúne aclamadas séries do gênero, como “Community”, “Up to Speed” e “The Mindy Project”. Em outra mesa, representantes de diversos canais vão discutir as demandas nos segmentos de ficção, variedades, documentários e esportes. A masterclass ficará por conta do roteirista Jeremy Evans, enquanto a sala reservada aos encontros com youtubers receberá Sensacionalista, Marcela Lahaud (Embarque Imediato), Carlos Santana e Felipe Neto, entre outros.

O último dia dedicado à TV discutirá o futuro das janelas de exibição. Mauro Alencar, do Arte & Consumo, abordará o tema “Gastronomia, literatura e telenovela: uma receita de sucesso”. Fabio Lima, do Sofá Digital, vai traçar um panorama do mercado latino-americano. Também haverá discussão sobre o VOD, com participação dos diretores Igor Kupstas, da O2 Play, e João Macabeu Worcman, da Synapse Produções. Entre os youtubers esperados no dia, estão Beto Padreca e Teco Rodrigues, do canal Miolos Fritos.

A TV Globo repete o sucesso do ano passado com seu Sunset TV Globo, que reunirá no evento alguns de seus talentos para analisar casos de sucesso recentes da emissora.

A GloboNews também reafirma sua parceria com o RioMarket em 2016, levando para o evento dois painéis com entrada gratuita no dia 8. Às 15h, “Somos todos os gêneros” propõe uma conversa sobre a diversidade de identidades e gêneros, com a psicanalista Regina Navarro Lins, a advogada transgênero Giowana Cambrone, a estudante de Direito e vítima de homofobia Andrea Baliera e Mariluce Mariá, da Favela Art do Alemão, com a mediação da apresentadora Leilane Neubarth. Completando a programação do canal, às 17h, o correspondente Jorge Pontual e a supervisora da GloboNews Renée Castelo Branco participam da “Onda conservadora, um painel que vai debater as consequências e as tensões entre povos e países provocadas pelo terrorismo, num momento de grande extremismo mundial.

No mesmo dia haverá, ainda, o workshop com Ana Maria Moretzsohn, que lembrará personagens inesquecíveis, e o painel “Comunnication in film: Attracting viewers”, com Nicolás Silbert e Maximiliano Saad, da Boogieman Media. Eduardo Milewicz estará à frente de uma masterclass sobre preparação de elenco.

No dia seguinte, haverá workshop de Film Commissions, mesa-redonda de políticas públicas, além de discussões englobando turismo cinematográfico e outros assuntos ligados ao setor audiovisual.

Steven Wolfe, produtor de “500 Dias com Ela”, estará no evento, no dia 10, para apresentar o case do filme. Vai dar dicas sobre como, apesar das limitações orçamentárias, produzir um longa-metragem de grande impacto. No mesmo dia, Hsu Chien dará um workshop gratuito de assistência de direção. Outros painéis serão Collection Managment Services e “Tramas digitais: Desafios das narrativas interativas”.

A programação do segundo e último dia de RioMarket Film discutirá financiamentos e incentivos à produção, a fragmentação da programação nas salas de cinema e a importância das mídias digitais para o lançamento de um filme. Haverá, ainda, uma mesa sobre a percepção do mercado audiovisual, com uma análise macroeconômica dos dados oficiais. Estarão presentes representantes de grandes instituições. Haverá também workshop sobre distribuição digital de produção independente, com Diliana Alexander e Travolta Cooper.

Promovido pela Rio Film Commission e a RioFilme, o talk-show Como fazer negócios no setor audiovisual também será no dia 11 e terá como objetivo orientar os profissionais de fora da cidade e do país a realizarem suas produções audiovisuais no Rio de Janeiro.

A novidade desta edição do evento, o RioMarket Fashion & Film terá programação gratuita e acontecerá no dia 12 de outubro. A produção audiovisual como influenciadora de estilo e comportamento e o audiovisual como novo instrumento da moda para divulgação de marcas serão alguns dos temas discutidos. Haverá também debates com youtubers de moda.

Lançado em 2015, o RioMarket Advertising está de volta à programação do encontro. Dedicado a discutir assuntos referentes à publicidade, o segmento vai falar sobre branding e tendências de mercado.

No painel Branding e Cross-Media, William Nix e Nancy Cushing-Jones vão explicar o desenvolvimento de um plano de fortalecimento de marca, licenciamento de produtos e criação de estrutura corporativa e financeira em todas as mídias. William é presidente da Creative Projects Group, produtor e banqueiro investidor, com grande experiência em formação de empresas, operações e negócios dos ramos de entretenimento, mídia, esporte e propriedade intelectual. Nancy é especialista em negociações de direitos de propriedades intelectuais.

O diretor e roteirista Armando Bó, que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro por “Birdman”, em 2015, vai dividir a mesa com João Daniel, da Mixer, para falar sobre a transição de publicitários para o cinema.

Pelo quarto ano consecutivo, o RioMarket aposta na capacitação do público jovem. O RioMarket Jovem promove uma imersão na indústria audiovisual durante todo o evento de jovens pré-selecionados, com o objetivo de fortalecer a inclusão no setor. A programação extra, que conta com atividades voltadas para esse projeto, mas também abertas ao público, é composta por workshops e seminários e acontecerá entre os dias 5 e 12 de outubro.

As inscrições continuam abertas no site www.riomarket.com.br, onde está também disponível a programação completa.

One thought on “RioMarket reunirá importantes nomes da indústria audiovisual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.