Sexualidade e gênero são temas de mostra

A mostra New Queer Cinema – Segunda Onda, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 6 a 25 de setembro, apresenta 15 filmes que romperam barreiras políticas, sexuais e estéticas na segunda metade da década de 1990. Esta edição da mostra foca em títulos que deram sequência ao debate proposto sobre o tema.

A programação traz longas-metragens populares, como os americanos Kids (1995) e Meninos Não Choram (1999), além de conceituados títulos do cinema autoral, como o tailandês Mal dos Trópicos (2004), de Apichatpong Weerasethakul, o brasileiro Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz, e o japonês Tabu (1999), de Nagisa Oshima.

Os filmes da programação abordam a identidade de gênero de maneira ampla, ao contemplar toda a diversidade guardada pela sigla LGBT. Além disso, reverberam a discussão aberta pelo New Queer Cinema na virada dos anos 1980 para os anos 1990, com um debate ainda mais elevado sobre a sexualidade e as relações humanas.

A Caixa Cultural Rio de Janeiro também vai promover dois debates. No dia 15 de setembro, às 19h, “A segunda onda do New Queer Cinema e esquemas de circulação” terá participação da programadora e diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago, dos pesquisadores e críticos de cinema Luiz Carlos Oliveira Junior e Ruy Gardnier, e mediação de Mateus Nagime. Já no dia 22, às 19h, o debate “Questões de gênero: a segunda onda do New Queer Cinema” reúne o professor Fernando Pocahy (UERJ), a professora Mariana Baltar (UFF) e o também curador da mostra Denilson Lopes.

A programação da mostra está disponível em www.caixacultural.gov.br.

 

Mostra New Queer Cinema – Segunda Onda
Data: 
6 a 25 de setembro
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.