Mostra Internacional de São Paulo tem sessões gratuitas em 22 locais da cidade

Tradicional na programação da Mostra, as exibições no Vão Livre do MASP deste ano irão apresentar ao público uma seleção especial de cinco títulos da lista pessoal de Paulo Emílio Sales Gomes. A programação, com filmes em 35mm e legendas, homenageia o centenário do crítico e professor, fundador da Cinemateca Brasileira, e referência incontornável no campo dos estudos e da crítica de cinema no país.

O museu foi o palco inicial da Mostra, em 1977, e seu Vão Livre é um espaço de 74 metros de comprimento, um dos maiores do mundo em seu gênero arquitetônico, e abrigou boa parte das manifestações públicas paulistanas. Neste ano, em celebração ao centenário de Paulo Emílio, serão exibidos os clássicos franceses O Atalante (1934), de Jean Vigo, e A Grande Ilusão (1937), de Jean Renoir; a obra-prima de Federico Fellini, Noites de Cabíria (1957); e dois importantes títulos da história do cinema brasileiro: O Batedor de Carteiras (1958), de Aluizio T. de Carvalho, e O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte.

As sessões do Vão Livre do MASP são gratuitas e têm início às 19h30os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada evento.

Além do MASP, vários espaços compõem o circuito do evento com sessões gratuitas para o público. Nesta 40ª edição, o encerramento da Mostra também apresenta sessão gratuita do filme A General, clássico de Buster Keaton de Clyde Bruckman, com acompanhamento musical da Orquestra Heliópolis —um projeto do Instituto Baccarelli—, sob a regência do maestro norte-americano Robert Israel. A projeção ocorrerá em 2 de novembro, às 20h, logo após a cerimônia de encerramento, na área externa do Auditório Ibirapuera, assim como outras realizadas ao ar livre pela Mostra.

Também proporcionarão projeções gratuitas o CINUSP – Auditório CTR – ECA USP; o Circuito Spcine – composto pelas salas Spcine Aricanduva, Spcine Butantã, Spcine Caminho do Mar, Spcine Feitiço da Vila, Spcine Jaçanã, Spcine Jambeiro, Spcine Meninos, Spcine Parque Veredas, Spcine Paz, Spcine Perus, Spcine Quinta do Sol, Spcine São Rafael, Spcine Três Lagos, Spcine Vila Atlântica, Spcine Vila do Sol; o Instituto CPFL – Sala Umuarama (Campinas); o Sesc Belenzinho, Sesc Campo Limpo e Sesc Osasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.