APRO e SEBRAE lançam pesquisa inédita do mercado audiovisual
No âmbito do projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco, iniciativa da APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – e do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, chega ao mercado a pesquisa “Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil”. Realizado pela Fundação Dom Cabral, o estudo, inédito por conta de seu tamanho e abrangência (Cinema, TV, Publicidade e Mídias Digitais), tem como objetivo principal evidenciar a relevância do setor audiovisual para a economia, por meio de informações que possibilitem compreender melhor a dinâmica setorial e traçar ações que contribuam com seu crescimento. A pesquisa foi apresentada ao mercado no primeiro dia do Telas Fórum 2016, evento voltado ao segmento audiovisual.
Para a realização do estudo, foram analisados quatro segmentos (TV, cinema, publicidade e mídias digitais). A pesquisa está dividida em quatro partes: Mercado Audiovisual no Brasil, Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil, Audiovisual Internacional e Uma Visão Qualitativa sobre as Empresas de Produção Audiovisual no Brasil. O ineditismo do estudo deve-se, em grande parte, à dificuldade histórica de levantamentos de informações sobre setores da Economia Criativa, incluindo o Audiovisual. Três são os fatores determinantes para isso: a informalidade, a falta de uma metodologia única de pesquisa e a compilação de dados em face das enormes e rápidas mudanças de mercado geradas pelos avanços tecnológicos no setor.
Pensando em driblar essas dificuldades, a equipe da Fundação Dom Cabral optou por trabalhar, em concordância com os parceiros, com diversas fontes de dados, tanto primárias quanto secundárias. Além disso, foi realizada uma pesquisa diretamente com as empresas produtoras audiovisuais. Com isso, foi possível compreender melhor os perfis das mesmas e suas relações com funcionários e com fornecedores. Por último, para dar respaldo à parte que versa sobre o impacto econômico, optou-se por adotar o mesmo recorte metodológico apresentado no estudo publicado pela Ancine/IBGE, em novembro de 2015, que buscou apresentar o valor adicionado do setor audiovisual à economia brasileira. A isso foram acrescentados dados sobre estabelecimentos, emprego, massa salarial e remuneração média no setor.
A pesquisa estará disponível para download nos sites da APRO (www.apro.org.br) e do Objetiva (www.objetivaudiovisual.com.br).