Mostra apresenta clássicos italianos realizados nos estúdios Cinecittà

A mostra Cinecittà – A Fábrica de Sonhos, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 29 de novembro a 18 de dezembro, apresenta 20 filmes que representam um recorte histórico das obras realizadas no famoso complexo de estúdios Cinecittà, localizado na periferia de Roma, entre os anos 1940 e 1980.

Clássicos como Era uma Vez no OesteBelíssima1900A Doce Vida e Roma, Cidade Aberta, entre outras obras-primas do cinema italiano, serão apresentados em versões digitais remasterizadas, o que proporciona ao espectador contemporâneo uma experiência estética inédita.

Sob curadoria de Amanda Bonam, a seleção das obras tem como objetivo evidenciar o cinema de estúdio e as escolhas de cada cineasta para as questões de cenário, iluminação e efeitos especiais nos megaestúdios italianos. Inaugurado pelo ditador Benito Mussolini em 1937, para difundir os ideais fascistas, Cinecittà tornou-se um polo internacional, berço de milhares de filmes fundamentais para a história do cinema italiano e mundial.

Invadida pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade do cinema foi completamente destruída. A Fábrica de Sonhos ou a Hollywood do Tévere – em alusão ao Rio Tibre, um dos mais importantes da Itália – foi reconstruída no pós-guerra e viveu seus dias de glória nos anos 1950 e 1960. A capital italiana transformou-se na meca do cinema mundial e atraiu os principais diretores italianos e grandes produções estrangeiras.

Até a década de 1970, foram rodados mais de 3 mil filmes em Cinecittà. Devido a falta de investimentos, no início dos anos 1980, a Cinecittà Studios sobreviveu com a produção de programas televisivos. Em 1990, foi criada a estatal Cinecittà International, para gerir e manter os estúdios, projeto que durou apenas seis anos. Em 1998, foi privatizada.

Atualmente, Cinecittà ainda é um centro da indústria cinematográfica e televisiva europeia. Realiza grandes eventos e é aberta à visitação pública, com diversas atrações ligadas ao cinema, além de exposições com fotografias, cenários, figurinos e objetos de cena das grandes produções realizadas ao longo de quatro décadas de glória.

Além de exibir os filmes, a mostra promove três debates, sempre às quinta-feiras, com diversos temas e convidados. No dia 1º de dezembro, o professor e pesquisador Hernani Heffner e a professora e especialista em cinema italiano Mariarosaria Fabris conversam sobre “A fábrica de sonhos e o contexto italiano do pós-guerra”; na quinta-feira seguinte (8), o tema “Cinecittà, Ennio Morricone e a sonoridade italiana” será debatido pelo pesquisador e diretor Simplício Neto e pelo músico Cadu Pereira, pianista de filme mudo e graduado em cinema; e no dia 15, o produtor Cavi Borges, fundador da Cavídeo, locadora especializada em filmes raros e de arte, debate “A plástica e a direção de arte no cinema da Cinecittà” com a cenógrafa Ana Paula Cardoso.

Outras informações sobre a mostra podem ser acessadas no site www.mostracinecitta.com.br.

 

Mostra Cinecittà – A Fábrica de Sonhos
Data: 
29 de novembro a 18 de dezembro
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.