Sob Pressão

A emergência de um hospital público numa cidade como o Rio de Janeiro pode parecer com um cenário de guerra, onde médicos vivem pressionados com as difíceis e tensas decisões a serem tomadas diariamente. O médico carioca Marcio Maranhão narrou alguns episódios que o fizeram desistir do sistema de saúde pública no livro “Sob Pressão”. Essa história ganha as telas de cinema com o longa homônimo de Andrucha Waddington, produzido pela Conspiração, em coprodução com a Globo Filmes. O filme foi exibido na Première Brasil do Festival do Rio 2016.

O longa mostra o dia de um hospital público, centralizando a história em Evandro – um médico machucado por uma tragédia pessoal que dedica sua vida à medicina – interpretado por Julio Andrade. Na trama, as penosas escolhas diárias desses profissionais e as consequências que podem vir com elas. Evandro está prestes a terminar um cansativo plantão, quando chegam à Emergência, ao mesmo tempo e gravemente feridos, um bandido, um policial e uma criança. Ele e sua equipe precisam decidir quem salvar primeiro, levando em conta as condições precárias e falta de recursos e equipamentos do hospital.

O longa foi todo rodado em uma locação: o hospital Santa Casa de Misericórdia, em Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Além de Julio Andrade, estão no elenco Marjorie Estiano, Andrea Beltrão, Ícaro Silva, Stepan Nercessian, Thelmo Fernandes, entre outros.

A trilha sonora é assinada por Antonio Pinto e o roteiro é de Renato Fagundes e Leandro Assis, baseado em argumento de Claudio Torres, Luiz Noronha e Renato Fagundes, livremente inspirado no livro “Sob Pressão – A Rotina de um Médico Brasileiro”, de Marcio Maranhão, em depoimento à Karla Monteiro, e em uma premissa de Mini Kerti.

“Sob Pressão” será lançado nos cinemas dia 17 de novembro, com distribuição da H2O Films, e utiliza em seu financiamento recursos aportados através do artigo 3-A e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.