Comeback
Comeback conta a história de Amador, um ex-pistoleiro aposentado e relegado ao ostracismo. Solitário e amargurado, ele coleciona em um álbum os recortes de jornal de seus antigos crimes. Após várias humilhações, Amador vai reagir com violência à hostilidade do mundo que o cerca, ao mesmo tempo em que resolve tentar voltar à ativa.
Nelson Xavier, falecido no ultimo dia 10 de maio, é o protagonista do longa-metragem goiano e Amador, o último papel do ator no cinema, deu a Xavier o prêmio de melhor ator no Festival do Rio 2016.
O longa se utiliza de diálogos irônicos e situações inusitadas para abordar as angústias da solidão, da velhice e das relações de poder que flagelam nosso protagonista. Mesmo em momentos de tensão ou picos dramáticos, o inusitado quebra as expectativas e ajuda a instaurar um sutil tom de farsa na narrativa.
Esse é o primeiro longa de ficção do diretor goiano Erico Rassi. Também roteirista, Rassi escolheu filmar em sua cidade natal, Anápolis (GO), trazendo para o filme um visual singular, com a apresentação de um ambiente urbano periférico, permeado pelo submundo da contravenção e do jogo ilegal e diversos elementos que faz homenagem ao gênero western.
Comeback recebeu os prêmios de melhor direção e melhor filme pela crítica no FESTin – Festival de Cinema Itinerante de língua Portuguesa, que aconteceu em março, na cidade de Lisboa.
O longa estreia dia 25 de maio em circuito comercial, com distribuição da O2 Play.