Evento com foco em cinema, infância e educação exibe gratuitamente mais de 60 títulos

Ciranda de Filmes, primeira mostra de cinema do Brasil com foco em cinema, infância e educação, chega à quarta edição em 2017, com o tema O que te Nutre? A pergunta-provocação motiva a busca do alimento que mais dá sentido à vida de cada um e propõe refletir e debater corpo, razão e emoção.

As seções Inéditos, Humor à Mesa, Resgate, ComKids, Carta Branca e Homenagens vão exibir uma cuidadosa seleção de filmes brasileiros e estrangeiros, de variados formatos e gêneros. Rodas de conversa, vivências lúdicas, oficinas e sessões especiais seguidas de encontros com pensadores, educadores, artistas e cineastas farão parte da programação gratuita que estará em cartaz no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, de 25 a 28 de maio..

A pré-estreia do documentário Nunca me Sonharam, de Cacau Rhoden, abre o evento na quarta-feira, 24 de maio. Produzido pela Maria Farinha e Instituto Unibanco, o filme trata dos sonhos dos jovens brasileiros em relação à educação e à vida. Antecede a projeção do filme um sarau de poesia Slam, com curadoria de Roberta Estrela D’Alva e apresentação de Eugenio Lima, ambos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Outros títulos brasileiros também farão pré-estreia em tela grande na Ciranda de Filmes, como os longas Fonte da Juventude, de Estevão Ciavatta; Acabou a Paz! Isto Aqui Vai Virar o ChileEscolas Ocupadas em São Paulo, de Carlos Pronzato; e Terreiros do Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks; e os curtas Verdade Passageira, de Juliana Borges, Pedro Gorski e Roberto Vilela, e Waapa, de Paula Junqueira, Renata Meirelles e David Reeks.

Entre os estrangeiros, destacam-se Poesia sem Fim, longa do chileno Alejandro Jodorowski, exibido na Mostra Internacional de Cinema; Les Oiseaux de Passage, de Olivier Ringer; o turco Rauf, de SonerCaner e BarisKaya; a animação canadense Window Horses, de Ann Marie Fleming, e os curtas A Bike a Ride, de Bernard Attal, e El Origem de La Abundancia, de Juan Gabriel Soler Alarcón.

Além dos inéditos, filmes com propostas temáticas que sugerem reflexão e debate, como Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, terão sessão especial seguida de bate-papo com os respectivos diretores.

Duas homenagens completam a programação de filmes da Ciranda: a exibição de Diário de Naná, longa de Paschoal Samora; e Língua Mãe, de Fernando Weller e Leo Falcão, em tributo ao percussionista Naná Vasconcelos; e uma seleção de curtas dos mestres do riso, Charles Chaplin, Buster Keaton e Jacques Tati, que estão na seção Humor à Mesa.

Além da programação de filmes, três rodas de conversa vão contemplar os temas Humanidades, Poéticas e Subjetividades, reunindo profissionais de diferentes áreas para pensar juntos formas de ação e reação diante de temas relevantes do nosso cotidiano.

Na Roda de Conversa Humanidades (25 de maio), estão confirmadas as participações de Reinaldo Nascimento, Sonia Hirsch e André Gravatá, que fará a mediação do encontroJá na conversa da Roda de Poéticas (26 de maio), Beth Beli, Christiane Paoli Quito e Eliane Caffé serão mediadas por Ana Paula Sousa. E no sábado, 27 de maio, a terceira Roda conversará sobre Subjetividades, com a participação de Christian Dunker, Fátima Caldas, Kika Melham e Mariana David.

A Ciranda de Filmes vai oferecer ainda duas oficinas práticas: preparação artesanal do pão e elaboração do bordado; e uma vivência com exercício de meditação.

 

Ciranda de Filmes
Data: 25 a 28 de maio
Local: Espaço Itaú de Cinema Augusta – Rua Augusta, 1475 – São Paulo
Entrada Gratuita: retirar ingresso na bilheteria do cinema uma hora antes de cada programa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.