Mostra homenageia Grande Othelo

Chega a Brasília mostra em comemoração ao centenário de Grande Othelo, completados em 2016, Grande Othelo – O Maior Ator do Brasil, de 24 de maio a 4 de junho, depois de ter passado pelo Rio de Janeiro e por São Paulo. Ao longo de 12 dias, serão exibidos 29 filmes, entre dramas, documentários e chanchadas (humor ingênuo e de caráter popular), num apanhado plural e representativo da versatilidade de um dos maiores atores do cinema mundial. Entre os destaques da programação, que tem curadoria de Breno Lira Gomes e João Monteiro, estão Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, Matar ou Correr, de Carlos Manga, e O Assalto ao Trem Pagador, de Roberto Farias.

O nome da mostra é inspirado em declaração feita pelo cineasta americano Orson Welles, para quem Grande Othelo era “o maior ator do Brasil”. Eles se conheceram, em 1942, durante as filmagens de É Tudo Verdade (It´s All True), a inacabada série de documentários a respeito dos Estados Unidos, México e Brasil, que iria registrar o carnaval carioca e os jangadeiros nordestinos. Othelo descreveu sua parceria no cinema com Orson Welles como um trabalho de boa vizinhança entre o Brasil e a América do Norte que acabou numa grande amizade. No entanto, o filme acabou não dando certo.

A mostra em Brasília tem ainda um caráter especial: falecido em 1993, durante um voo a caminho de Paris, onde iria receber um prêmio, Othelo vinha de uma passagem pelo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde foi homenageado.

Além da mostra de filmes, o evento oferecerá atividades paralelas:

Master Class – programa de extensão em educação para o cinema e formação de plateia, ministrada pelo pesquisador Sergio Moriconi, com o tema “Grande Othelo: da Comédia ao Drama. Gratuita, interessados devem se inscrever por meio do endereço eletrônico villalobosproducoes@gmail.com. Tem como público alvo, estudantes universitários das artes visuais, profissionais de cinema de Brasília e apreciadores da arte e do artista.

Debate – atividade para o grande público, aberto e gratuito. Organizado pela curadoria da mostra, tem como convidados um dos filhos de Grande Othelo, Mario Prata; do curador da mostra, Breno Lira Gomes; do jornalista e crítico de cinema do Correio Braziliense Ricardo Daenh; e com mediação do jornalista e pesquisador Sergio Moriconi. Os debatedores irão conversar sobre a carreira do artista e a história do cinema Brasileiro.

Aula no cinema – três sessões exclusivas e fechadas para alunos do ensino médio das escolas públicas, com vista à formação de plateia e à democratização do acesso à cultura. Os grupos de alunos participarão através de agendamento prévio com a produção da mostra. As sessões serão gratuitas, com a exibição de documentário curta sobre Grande Othelo seguido de um longa. Todo o público participante irá receber o catálogo da mostra.

Programação:

29 de maio, segunda-feira, às 10hAM: Filmes – “Sebastião Prata ou, bem dizendo, Grande Otelo” (curta, 12 min); E “Dupla do Barulho” (90 min).

30 de maio, terça-feira, às 10hAM: Filmes – “Sebastião Prata ou, bem dizendo, Grande Otelo” (curta, 12 min); E “Matar ou correr” (87 min).

1º de junho, quinta-feira, às 10hAM: Filmes – “Sebastião Prata ou, bem dizendo, Grande Otelo” (curta, 12 min); E “Carnaval no fogo” (97 min)

Audiodescrição – três sessões com audiodescrição das cenas, com entrada franca e aberta a todos. A descrição será feita através do próprio sistema de som da sala de cinema e não através de fones de ouvido, como de costume. Com isso, os videntes terão a chance de vivenciar esta experiência.

Programação:

26 de maio – sexta-feira
14h30 – Matar ou correr. (1954), Carlos Manga, 87 min, Brasil, 12 anos

30 de maio – terça-feira
14h30 – Carnaval Atlântida. (1952), Carlos Manga e José Carlos Burle, 90 min. Brasil, 12 anos

31 de maio – quarta-feira
14h – Aviso aos navegantes. (1950), Watson Macedo, Brasil, 12 anos

 

Mostra Grande Othelo – O Maior Ator do Brasil
Data: 
de 24 de maio a 4 de junho
Local: Cine Cultura – Setor Comercial Norte, Qd. 2, Shopping Liberty Mall, Asa Norte – Brasília
Ingressos: R$ 5 (meia, para maiores de 60 anos, professores, estudantes, clientes e funcionários do BRB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.