Projeto idealizado por Angeli e Laerte reúne filmes sobre cartunistas

Às terças-feiras, entre 1º e 29 de agosto, o projeto Baiacu, idealizado por Angeli e Laerte, projeta, no teatro do Sesc Ipiranga, em São Paulo, filmes sobre cartunistas responsáveis por transformar os anos de 1980 na “Era de Ouro” dos quadrinhos brasileiros.

Os títulos da mostra matam a curiosidade do público sobre a rotina, o processo criativo, as inspirações, os personagens e a carreira de Ziraldo, Henfil, Jaguar, Caco Galhardo, Maurício de Sousa, além dos próprios Angeli e Laerte.

A programação conta com os longas-metragens “Malditos Cartunistas” (2010), “Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’roll” (2006), “Ziraldo” (2004) e “Henfil” (2002) e os curtas “Dossiê Rê Bordosa” (2008), “Angeli 24h” (2010), “Penas” (2012), “Jaguar: Um Homem ou um Rato” (2005) e “Vestido de Laerte” (2012).

Além das sessões de cinema, o Sesc Ipiranga mantém em cartaz, até 9 de setembro, a ocupação visual do projeto Baiacu, com painéis que exibem ilustrações e lambe-lambes produzidos durante as oficinas ministradas na unidade.

Com a proposta de evocar a experiência da “Era de Ouro” do quadrinho nacional e discutir o futuro da linguagem, o projeto Baiacu convidou 15 artistas da nova geração para criar, entre os dias 11 e 23 de julho, um ambiente de intensa produção gráfica na Casa do Sol, em Campinas, onde a escritora Hilda Hilst viveu. O resultado dessa residência artística será reunido em um livro/revista, que será editado por Laerte e Angeli e publicado pela editora Todavia, em novembro.

Enquanto se revezavam nessa imersão criativa, os quadrinistas também ministraram oficinas, participaram de bate-papos e pintaram murais no Sesc Ipiranga. Os artistas convidados para o projeto são Eloar Guazzelli, Fabio Zimbres, Pedro Franz, Juliana Russo, Rafael Sica, Mariana Paraizo, Gabriel Góes, Laura Lannes, Power Paola (Colômbia), Ilan Manouachse (Grécia), Bruna Beber, André Sant’Anna, Daniel Galera, Rafael Coutinho e André Conti.

A programação da mostra pode ser conferida em www.sescsp.org.br/ipiranga.

 

Projeto Baiacu

Mostra
Data: terças-feiras, de 1º a 29 de agosto
Local: Teatro Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo/SP

Ocupação Visual do projeto Baiacu
Data: 11 de julho a 3 de setembro
Local: vários espaços da unidade
Contato: (11) 3340-2000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.