Demonstração de forças

Os números comprovam: o RCM (Rio Content Market), que agora se transforma em algo maior, abraçando outras áreas da economia criativa, está sendo a principal alavanca de negócios do setor, neste momento de crescimento interno e necessidade de expansão para o campo internacional. O evento agora chama-se Rio2C (Rio Creative Conference), englobando o RCM, e tem o objetivo de fazer no Brasil uma espécie de South by Southwest (SXSW), evento anual que ocorre simultaneamente em quase todo o perímetro da cidade de Austin, no Texas (EUA), agregando festivais de cinema, música e tecnologia. O R2C terá um enfoque maior nos negócios de televisão, que é o grande chamariz do evento, que acontece de 3 a 8 de abril, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. São esperadas mais de 5.500 pessoas e que os negócios ultrapassem os R$ 100 milhões fechados o ano passado.

O RCM completa oito anos consolidado como o maior evento de negócios do setor audiovisual da América Latina; este se uniu ao mercado da música e da inovação tecnológica, mas mantém o seu espectro de mercado de aproximação entre diferentes agentes do setor como era antes. Até o ano passado, o RCM era realizado dentro de um hotel, reunindo os agentes brasileiros e estrangeiros do setor, que participavam das conferências e dos pitchings nas salas que eram montadas apenas durante a feira, com espaço limitado para até 3,8 mil delegados. Ao atingir a capacidade máxima em 2017, a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), entidade responsável por todo o evento, decidiu repensar o formato.

Segundo Mauro Garcia, presidente-executivo da BRAVI, o principal ponto de reflexão foi que não se queria perder a vocação principal da entidade, que é a de representação dos produtores de conteúdo audiovisual independente. “O RCM demandava cerca de seis meses de preparação, todos os anos. E não tínhamos mais capacidade operacional de crescimento. Foi, então, que surgiu essa parceria para ampliar o evento, a partir do sucesso do RCM, e transformá-lo no R2C. Com isso, a BRAVI passou a supervisionar a produção, fazendo, principalmente, a consultoria da curadoria”, explica ele.

Coprodução e mercado global 

Dentre os destaques do audiovisual na programação, está um grupo de realizadores e roteiristas latino-americanos que participarão do RCM para debater o desenvolvimento de séries originais para a Netflix, com mediação de Maria Angela de Jesus e Diego Avalos. O argentino Daniel Burman é um dos convidados, assim como os brasileiros Felipe Braga e Elena Soárez, o espanhol Pedro Aguilera e a mexicana Natassja Ybarra. No encontro, eles vão explicar os desafios de criar conteúdos para uma audiência global.

A coprodução internacional será o assunto principal do espaço Be Brasil, uma espécie de estande da Apex-Brasil, que vai reunir os representantes e as empresas associadas dos cinco projetos setoriais da agência de exportação, voltados para a economia criativa: Brazilian Content, Cinema do Brasil, Film Brazil, Brazilian Game Developers e Brasil Music Exchange.

Canais internacionais são destaques

No dia 4 de abril, haverá palestras de agentes franceses que estão buscando parcerias com os latino-americanos. Do conglomerado Vivendi – que abarca o Canal Plus, o que mais investe na produção de cinema da França –, estará presente Soizic Gelbard, gerente de projetos internacionais. Ela vai apresentar a linha editorial da Vivendi, as estratégias de coprodução com sócios na América Latina e o que os seus canais estão buscando no mercado. Nessa mesa, o mediador será o produtor brasileiro Caio Gullane.

O canal franco-alemão Arte será representado por Alexander Knetig, editor-chefe do Arte Creative, que privilegia uma programação de cultura jovem. Na sua fala, ele deverá enfatizar aspectos de concepção, produção, coprodução e distribuição de obras de documentário, ficção e conteúdo interativo, como realidade virtual e games. Rafael Calil, da Duo2, será o moderador.

A francesa Gaumont, da mesma forma, vai participar do RCM por meio do seu vice-presidente, Ezequiel Olzanski. No encontro com os produtores brasileiros, ele pretende abordar as estratégias de coprodução e distribuição na América Latina, e haverá intervenções de Marco Altberg, da Indiana Produções e ex-presidente da BRAVI, durante o painel.

Por fim, a France Télévisions será representada por Pierre Siracusa, chefe do programa de animação do canal, que é considerado o líder em parcerias e o maior investidor de animação na Europa. Na mesa, ele deve comentar sobre os modelos de negócio de coprodução internacional para séries e minisséries de animação, com participação de Daniela Vieira.

Alexi Wheeler, diretor de animação do canal Nickelodeon International, baseado em Londres, participa do evento trazendo novidades sobre o desenvolvimento de séries originais e apontando caminhos para novas aquisições e coproduções. Luciana Eguti, da produtora Birdo, deve acompanhar o encontro.

No dia seguinte, a animação ainda será tema de uma das mesas, focada em investimentos em conteúdo original e estratégias de aquisição da Disney USA. Jermaine Turner representa o estúdio estadunidense e divide a mesa com Carina Schulze, da Chatrone, e Zé Brandão, da Copa Studio.

As rodadas internacionais seguirão com foco na coprodução ao longo do resto da programação, com palestras sobre parcerias com produtores e realizadores do Reino Unido, Alemanha, Chile, China e Coreia do Sul. Haverá um debate específico sobre coprodução internacional com Gustavo Rolla, novo chefe da Assessoria Internacional da Ancine, e Rachel do Valle, gerente executiva do Brazilian Content, projeto de exportação da BRAVI.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e o diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro, igualmente, estarão presentes para apresentar as novas diretrizes para o audiovisual, especialmente no que se refere ao fomento, capacitação profissional, infraestrutura e inovação. Luciane Gorgulho, chefe do departamento de Economia Criativa do BNDES, vai participar do painel sobre as linhas de investimento do banco para o setor.

Conteúdos em pauta 

O criador e showrunner de “The Handmaid’s Tale”, Bruce Miller, é um dos nomes mais aguardados do R2C. A primeira temporada da série estreou no Brasil em março, depois de ganhar oito prêmios Emmy e o Globo de Ouro de Melhor Série de Drama e Melhor Atriz (troféu recebido por Elizabeth Moss), neste ano. Nos EUA, a produção já está na segunda temporada.

A curadoria do evento também destaca a vinda de Chance Glasco, um dos fundadores da franquia “Call of Duty”, da Doghead Simulations, jogo com mais de 100 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O norte-americano Bob Lefsetz vai apresentar um painel sobre algoritmos e a nova realidade da música no mundo digital. Adam Anders, autor da trilha sonora das séries “Glee”, “Gray’s Anatomy” e “American Horror Story”, estará no R2C para falar sobre direção musical.

O conteúdo para plataformas globais também será o tema das apresentações de Amy Gravitt, vice-presidente da HBO Programming, Bernardo Loyola, produtor executivo da Viceland, e Figs Jackman, líder de desenvolvimento global da Spring Films. Na pauta principal, estarão as comédias originais e o desenvolvimento de narrativas para diferentes gêneros de filmes e séries.

Com tudo isso, o R2C pretende ser um aglutinador das várias esferas da economia criativa, trabalhando em sintonia com as áreas que estão interligadas ao próprio audiovisual, conforme define Mauro Garcia.

 

Por Belisa Figueiró

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.