O Muro

Realizado no auge da maior crise política e econômica da História recente do Brasil, o documentário O Muro é um registro das manifestações que tomaram o país nos meses que antecederam o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Com uma estética experimental, na fronteira entre o documentário e a videoarte, o longa-metragem apresenta um retrato panorâmico da atual polarização social brasileira.

O Muro, de Lula Buarque de Hollanda, testemunha manifestantes de campos opostos compartilhando seus pontos de vista contrastantes, enquanto pensadores, cientistas políticos, historiadores, filósofos, acadêmicos e brasilianistas trazem outras leituras dos fatos.

O muro de aço erguido no gramado da icônica Esplanada dos Ministérios, ao lado de fora do Congresso Nacional, planejado como um espaço de comunhão do povo brasileiro, torna-se o símbolo de nossa sociedade dividida.

O filme nos leva até a Alemanha, em busca da sombra do lendário Muro de Berlim, e a Israel, onde o muro que separa israelenses e palestinos simboliza a recusa em coexistir.

O filme marca uma nova fase na carreira do Lula, que deixa de integrar o quadro de sócios-diretores da Conspiração Filmes, empresa da qual foi um dos cofundadores, e se dedica a desenvolver o núcleo audiovisual da Espiral. Focado em projetos autorais de cinema, televisão e arte, Lula Buarque também coordena o núcleo de produção de conteúdo, onde trabalha em parceria com profissionais de roteiro, direção, tecnologia e arte, colaborando para diversos projetos com sua vasta experiência nas áreas de criação e produção.

O filme foi selecionado para a mostra Novos Rumos, da Première Brasil do Festival do Rio 2017, e participou do Festival Internacional de Cinema de São Paulo 2017. E entra em cartaz no dia 7 de junho, no Rio de Janeiro (Estação Net Rio), e em 14 de junho, em São Paulo (Cinesesc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.