Buster Keaton ganha maior retrospectiva já feita no Brasil sobre sua carreira

O Centro Cultural Banco do Brasil SP apresenta Buster Keaton – O Mundo É um Circo, a maior retrospectiva já realizada no Brasil sobre o cineasta. Durante os meses de outubro e novembro os CCBBs do Rio, Brasília e São Paulo exibirão a obra completa deste que é considerado um dos pais fundadores da comédia visual. No Rio, a mostra já se iniciou e vai até 14 de outubro. Em Brasília, a programação começa hoje, 9 de outubro, e vai até o dia 28. Em São Paulo, as sessões acontecem entre 11 de outubro e 5 de novembro.

Com curadoria de Diogo Cavour e Ruy Gardnier, a mostra traz todos os filmes dirigidos pelo Keaton, os curtas em que ele atuava para Roscoe Fatty Arbuckle, além de obras primordiais da qual Keaton teve participação fundamental, como o curta “Film” (roteiro de Samuel Beckett, exibição em 16mm e cópia digital restaurada), “Crepúsculo dos Deuses”, clássico de Billy Wilder e “Luzes da Ribalta”, de Charles Chaplin.

São quase 70 filmes, entre longas, curtas e médias-metragens, dos quais 16 obras serão exibidos em película (16mm).

Considerado por Orson Welles o maior ator-diretor da história do cinema, Buster Keaton é, sem dúvida, um dos nomes mais importantes da sétima arte. Basta um breve olhar sobre a história da comédia no cinema para compreender o motivo pelo qual Keaton foi classificado pelo American Film Institute uma das maiores estrelas do cinema clássico de Hollywood.

Autor de clássicos do cinema silencioso como “Sherlock Jr.” (1924), “A General” (1926) e “O Homem das Novidades” (1928), Keaton é capaz de combinar humor, aventura e inventividade através de incríveis quedas e acrobacias e de uma engenhosidade inigualável. São de tirar o fôlego e arrancar risos as cenas de Buster sobrevivendo a tornados, cachoeiras, avalanches e quedas imensas. Nelas, apesar de sua expressão impassível, seus personagens representam um ato contínuo de otimismo face às adversidades, gerando admiração e identificação em seus espectadores.

Em cada cidade, são previstas sessões musicais acompanhadas por piano (uma rara oportunidade de se conhecer a experiência do cinema no início do século). Cursos sobre a obra de Buster Keaton, sessões comentadas, debates e sessões de acessibilidade com áudiodescrição também serão oferecidos em cada uma das três cidades. Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

Em São Paulo, acontece o curso Buster Keaton: Humor Encarnado, com a pesquisadora e professora Tainah Negreiros (USP) e o professor Edson Costa Pereira Júnior (USP). As aulas serão ministradas nos dias 17, 18 e 19 de outubro, das 15h às 17h, com entrada gratuita, por ordem de inscrição. A inscrição será feita pelo site www.mostrabusterkeaton.com.br (na seção “inscrições”). Nos dias de curso, vai ter lista de presença e lista de espera. Ao final, será emitido um certificado aos participantes.

Dia 26 de outubro, das 19h às 21h, acontece a Buster Class, aula magna com o crítico e jornalista Inácio Araújo.

A programação do CCBB São Paulo também conta com duas sessões comentadas: dia 20 de outubro, das 16h30 às 18h30, o filme “Steamboat Bill, Jr.” (Marinheiro de Encomenda) será exibido com os comentários da profª. Lúcia Ramos Monteiro (USP). Dia 3 de novembro, às 19h, o filme “Three Age” (A Antiga e a Moderna), com comentários do professor Máximo Barro (FAAP).

Mesa de debate que irá discutir a obra de Keaton e seus desdobramentos para o campo do cinema e artes em geral, acontece dia 28 de outubro, das 18h30 às 21h, com a professora Luciana Araújo (UFSCAR) e o crítico Francis Vogner sobre a obra de Buster Keaton, com mediação do curador Diogo Cavour.

Outras atividades estão programadas, como Sessões musicadas (12 sessões dos longas dirigidos por Keaton com acompanhamento de piano com o pianista Livio Tragtenberg) e Sessão com audiodescrição do filme “Sherlock Junior”, no dia 22 de outubro, às 15h.

A mostra ainda contará com um livro-catálogo com cerca de 300 páginas, com textos de grandes estudiosos sobre a obra de Keaton, como David Robinson, Jean-Pierre Coursodon e André Martin (Cahiers du Cinéma). Além de artigos inéditos sobre os filmes do diretor-ator. O livro-catálogo também contará com uma série de fotografias de Buster Keaton rememorando os melhores momentos do cinema.

A programação completa do evento pode ser conferida no site www.bb.com.br/cultura.

Buster Keaton – O Mundo É um Circo
Data:
26/09 a 14/10 (CCBB RJ), 09 a 28/10 (CCBB DF) e 11/10 a 05/11 (CCBB SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.