Projeto Paradiso abre inscrições para bolsa em especialização em roteiro da EICTV, em Cuba

Pela terceira vez, cineastas brasileiros poderão concorrer a uma Bolsa Paradiso para participar do curso de especialização em Escrita Criativa de Roteiros Audiovisuais, da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba, uma das mais prestigiadas do mundo, criada em 1986 por Gabriel García Márquez e Fernando Birri.

A especialização é ministrada em espanhol e conta com uma turma de sete alunos. Ao longo de seis meses de aulas presenciais e três meses à distância, o bolsista irá desenvolver um roteiro de longa-metragem ou de piloto de série. Durante as aulas, os alunos aprenderão os princípios da dramaturgia e das artes narrativas para além dos modelos hegemônicos, a fim de alcançar resultados que estejam relacionados diretamente às realidades de onde vêm.

O curso está previsto para acontecer entre janeiro e novembro de 2022, mas o deslocamento do bolsista selecionado vai depender das regras de segurança no contexto da pandemia de Covid-19.

As inscrições para concorrer a uma Bolsa Paradiso vão até 17 de setembro e devem ser feitas diretamente no site da EICTV, que é responsável pela seleção. Em caso de dúvidas, um e-mail (em português ou espanhol) pode ser enviado para maestriaguion@gmail.com.

A Bolsa Paradiso cobre os custos de passagem e do curso e, na última edição, a selecionada foi a roteirista Thays Berbe. Em 2020, a selecionada foi a roteirista Ana Clara Ribeiro, de Teresina.

Confira o regulamento completo e assista aqui a um bate-papo para tirar dúvidas sobre o curso e a bolsa, de 26 de agosto de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.