Documentário de Orlando Senna sobre a independência da Bahia estreia no streaming

O segundo documentário do cineasta Orlando Senna produzido pela HL Filmes, de Hermes Leal, “Sol da Bahia”, estreia no dia 6 de outubro nas plataformas de streaming Vivo Play, Now, Google Play e Looke.

No filme, o cineasta baiano presta homenagem à sua terra natal e à uma das histórias mais fascinantes do povo baiano: a Guerra da Independência da Bahia. Ocorrida de 1821 a 1823, o conflito de grandes proporções expulsou, definitivamente, as tropas portuguesas e consolidou a independência do Brasil, proclamada em 1822 por Dom Pedro I.

A independência da Bahia é comemorada no dia 2 de julho, com um tradicional desfile, um cortejo que segue pelas ruas de Salvador, homenageando os heróis e personagens deste fato histórico do Brasil.

“Sol da Bahia” aborda os feitos de alguns combatentes, elevados a ícones da cultura baiana, mas conhecidos superficialmente na cultura brasileira, como a freira-mártir Joana Angélica, a mulher-soldado Maria Quitéria, a escrava liberta e exímia capoeirista Maria Felipa, o índio Bartolomeu Jacaré, o Corneteiro Lopes e Madeira de Melo.

O filme é um documentário-ensaio, gênero cujo tom está lastreado na soma harmônica entre o registro da realidade e uma reflexão subjetiva sobre o mundo, com o uso de atores, locações originais de onde os fatos ocorreram e imagens do desfile de 2 de julho de 2018.

Com produção da HL Filmes, do tocantinense Hermes Leal, o documentário reuniu equipe de profissionais do estado do TO e da Bahia, como o baiano Pedro Semanovischi, diretor de fotografia, e o tocantinense Nival Correia, diretor de produção, além do elenco de atores baianos que dramatizam as cenas dos combatentes, Caco Monteiro (Madeira de Melo), Gabriela Barreto (Maria Quitéria), Moreno Mattos (Corneteiro Lopes), Jaime Cunha (Bartolomeu Jacaré), Clara de Lima (Joana Angélica ) e Negona Irará (Maria Felipa).

O filme, realizado através do financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, estrou no canal de TV por assinatura CineBrasilTV em fevereiro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.