Aimar Labaki estreia na direção de longa com “Cordialmente Teus”

Investigando a história do Brasil desde o passado colonial até um futuro distópico, “Cordialmente Teus” é, acima de tudo, um filme que fala sobre nosso presente. De forma bem humorada, mas sem deixar de lado a poesia e a crítica social, o dramaturgo Aimar Labaki estreia como diretor de cinema com esse longa, com o qual busca trazer ao público maneiras de pensar sobre o país. Com produção da Lep Filmes e Canal Azul e distribuição da Pandora Filmes, o filme chega aos cinemas em 22 de setembro.

“Para poder mudar é preciso compreender. E aceitar. O Brasil é um país fundado e estruturado pela violência e pela convicção coletiva de que as Leis são ficção. Só valem se for para prejudicar o inimigo, pessoal, de raça, de religião ou de classe”, diz o diretor, que também assina o roteiro do longa, que traz no elenco Miriam Mehler, Mawusi Tulani, Debora Duboc, Marcos Breda, Agnes Zuliani,  Thaia Perez, Taty Godoi, Clovys Torres e Liz Reis, que também assina como produtora do filme, ao lado de Ricardo Aidar.

Para essa compreensão, o autor criou dez histórias, que vão desde 1550 a 2083, que falam sobre situações cotidianas de pessoas comuns num país marcado pela violência, corrupção e desigualdade social. No presente pandêmico, uma mulher questiona sua dívida num banco. Num passado remoto, um português tenta transformar um índio em seu aliado.

Entre essas duas pontas, escravos se revoltam, judeus honram suas tradições em segredo, para não serem pegos pela Inquisição, e guerrilheiros planejam o sequestro de um embaixador. No futuro, a violência se perpetua.

Na equipe artística, o longa tem Jacob Solitrenick (“Menina que Matou os Pais”), na direção de fotografia; Ana Rita Bueno (“O Pai de Rita”), na direção de arte; e Anne Cerutti, no figurino. A montagem é assinada por Pedro Jorge (“A navalha do avô”) e a trilha sonora é de André Mehmari (“3%”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.