Cineasta Hector Babenco é homenageado em mostra no IMS Paulista

Foto: Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia

Nome fundamental do cinema nacional, falecido em 2016, o diretor Hector Babenco tem sua obra celebrada em uma nova mostra no IMS Paulista. Intitulada Babenco em cartaz, a programação acontece de 22 de setembro a 9 de outubro e inclui seis longas-metragens, além de uma exposição no hall do cinema. Em novembro, segue para o IMS Rio.

Realizada em parceria com o projeto Memória de Hector Babenco, da HB Filmes, a mostra marca a estreia da cópia restaurada em 4K de Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977), filme estrelado por Reginaldo Faria, que foi recordista de bilheteria no ano de seu lançamento, com sucesso de crítica e público. Depois da exibição no IMS, a nova cópia será vista pela primeira vez no exterior em outubro, no Festival Lumière, em Lyon, na França.

No dia da abertura da mostra (22/9), haverá um debate em torno da restauração do longa-metragem, com Lauro Escorel, diretor de fotografia do filme, Myra Babenco, diretora da HB Filmes e filha do cineasta, e a restauradora Patrícia de Filippi. Também será abordada a atualidade do longa, que, em 1977, impactou a sociedade brasileira ao retratar a trajetória de Lúcio Flávio, conhecido por seus roubos a banco e fugas espetaculares, e sua perseguição pela polícia. Ao expor a brutalidade de um grupo criminoso da polícia brasileira, conhecido como Esquadrão da Morte, o filme passou por censura e se tornou uma peça da história do cinema brasileiro.

Além de Lúcio Flávio, a mostra exibirá versões restauradas dos longas-metragens O Rei da Noite (1975), primeiro filme de ficção do diretor, que mostra a vida do jovem boêmio Tezinho, e Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980), outro título consagrado do cineasta, que denuncia as más condições de vida de crianças em reformatórios. O restauro dos três longas foi fruto da iniciativa do projeto Memória de Hector Babenco, da HB Filmes.

A programação incluirá ainda os filmes Brincando nos Campos do Senhor (1990), já do período internacional do diretor; Meu Amigo Hindu (2015), seu último filme, inspirado no seu processo de luta contra o câncer; e o documentário Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou (2019), homenagem ao cineasta feita pela diretora e atriz Bárbara Paz.

Durante o período da mostra, o hall do cinema apresentará uma exposição, com materiais históricos relacionados à produção e circulação dos filmes Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, O Rei da Noite e Pixote, a Lei do Mais Fraco. Serão exibidos roteiros, fotos, cadernos e cartazes, entre outros itens.

 

Mostra Babenco em Cartaz
Data: 22 de setembro a 9 de outubro
Local: IMS Paulista | Avenida Paulista, 2424 – São Paulo, SP | Tel: (11) 2842-9120
Horário de visitação: Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h
Valor dos ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) | Os ingressos do cinema podem ser adquiridos no site ingresso.com e na bilheteria do centro cultural, para sessões do mesmo dia, a partir do meio-dia.

One thought on “Cineasta Hector Babenco é homenageado em mostra no IMS Paulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.