Diáspora Conecta abre inscrições para o Dia.Lab 2022

O Diáspora Conecta abriu as inscrições para o Dia.Lab 2022, programa internacional imersivo focado na profissionalização de produtores e roteiristas negros por meio do desenvolvimento de projetos cinematográficos de ficção e documentário, que neste ano será realizado presencialmente entre os dia 7 e 13 de dezembro, em Salvador, na Bahia.

A iniciativa é voltada a pessoas apaixonadas pelo cinema, dedicadas ao ofício da escrita e da produção cinematográfica e interessadas em trocar ideias em torno dos processos de criação. Podem se inscrever pessoas negras, maiores de 18 anos, oriundas de qualquer país da Ibero-América e de países africanos de língua oficial portuguesa, com projetos de longa-metragem de ficção ou de documentário em fase de desenvolvimento.

Para esta quarta edição do programa, serão selecionados até oito projetos para receberem tutoria e assessoramento por meio de workshops, palestras, estudos de caso, exibição de filmes e consultorias direcionadas ao aprimoramento das narrativas audiovisuais, ao desenvolvimento profissional e à capacitação criativa e mercadológica dos participantes.

Os interessados em participar do Dia.Lab 2022 podem se inscrever até o dia 10 de outubro pelo link www.diasporaconecta.com.br/lab, no qual também estão disponíveis o regulamento completo e todos os detalhes de participação.

Os projetos selecionados serão divulgados na primeira semana de novembro e vão receber consultorias de um time de profissionais premiadas do Brasil e do exterior, dentre elas: Xenia Rivery (Havana, Cuba), roteirista, professora e consultora de projetos; Cláudia Gonçalves (São Paulo, Brasil), produtora executiva e consultora; e Tanya Valette (Santo Domingo, República Dominicana), produtora executiva e cogerente da produtora Monte & Culebra SRL.

Os selecionados concorrem ainda ao Prêmio Diáspora, que trata-se de um estímulo ao desenvolvimento narrativo para um dos projetos participantes do Diáspora Lab 2022 no valor de R$10 mil, além de premiações concedidas pelos nossos parceiros: Prêmio Miradasdoc, seleção de um dos projetos de documentário para participar da próxima edição do Fórum de Coprodução África – América Latina AFROLATAM LAB, em 2023, com todas as despesas pagas; e Prêmio Paradiso, seleção de um dos projetos de ficção com inclusão do respectivo na Rede Paradiso de Talentos, além de apoio para o desenvolvimento do projeto no valor de R$3 mil.

One thought on “Diáspora Conecta abre inscrições para o Dia.Lab 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.