“Notícia de um Sequestro”, livro de García Márquez, retrata Colômbia da era Pablo Escobar

Por Maria do Rosário Caetano

No começo da década de 1990, a Colômbia parecia um campo de guerra. Com Pablo Escobar (1949-1993) ainda comandando seu império de narcotraficantes, o Governo Gavíria resolveu, em parceria com os EUA, partir para o tudo ou nada. E deste “tudo ou nada” fazia parte enviar  prisioneiros para solo estadunidense, onde seriam submetidos a julgamento.

Ou seja, a Justiça colombiana entregava à Justiça norte-americana o poder de julgar réus nascidos no país sul-americano. Foi aí que surgiu “Os Extraditáveis”, grupo de meliantes que seriam enviados aos tribunais dos EUA e, por isso, resolveram barbarizar em solo colombiano. A forma mais vistosa de ação por eles escolhida foram os sequestros. E entre os sequestrados estavam a jornalista Diana Turbay, filha de um ex-presidente da República, e Maruja Pachón, diretora do Focine, a Embrafilme colombiana, esposa de um senador da República, Luis Alberto Villamizar. Se não bastasse, os “Extraditáveis” sequestraram também Beatriz, irmã do senador, amigo e correligionário do presidente César Gavíria (1990-1994), então recém-empossado.

Em 1996, o escritor (e jornalista militante) Gabriel García Márquez, o Gabo, escreveu, a pedido de Maruja, o livro-reportagem “Notícia de um Sequestro”. Narrou histórias de pessoas sequestradas naquele tenebroso período da história de seu país. Muitos quiseram transformar o livro em filme. Mas não conseguiram.

Agora, com produção de Rodrigo García (cineasta, roteirista e diretor de fotografia, além de um dos três herdeiros de Gabo e Mercedes Barcha), o projeto tornou-se realidade. Graças ao suporte financeiro do streaming (a poderosa Amazon). São seis capítulos magnificamente fotografados por Miguel Littin Menz (filho do diretor de “O Chacal de Nahueltoro”), falados em espanhol (ao contrário da vitoriosa “Narcos”, protagonizada por Wagner Moura e produzida pela Netflix). A cinebiografia de Pablo Escobar, que reuniu elenco internacional e fez do inglês seu idioma único. Rodrigo García convocou Andres Wood, o craque chileno de “Machuca” e “Violeta Foi ao Céu”, para assumir a direção. E mobilizou elenco majoritariamente colombiano.

Nos principais papéis estão Cristina Umaña (Maruja Pachón), Juan Pablo Raba (Senador Villamizar), Majida Issa (Diana Turbay), Julieth Restrepo (Beatriz Villamizar), Carmenza Gómez (Marina Montoya) e jovens atores que se destacam como os serviçais do tráfico e vigias que cuidam dos sequestrados.

O roteiro é cheio de reviravoltas e concentra-se, em especial, em dois cenários: o cativeiro que reúne Maruja e a cunhada Beatriz (no muquifo-casa de  jovem de origem indígena, mãe de um garotinho) e a montanha, onde o narcotráfico sequestra Diana Turbay, a intrépida jornalista sempre em busca de entrevistas especialíssimas. As cenas da tentativa de resgate da herdeira do presidente Julio Cesar Turbay (1978-1982) são de arrepiar. Nada ficam a dever a um bom filme de ação made in USA.

Se Gabo escreveu um livro-reportagem, os roteiristas de “Notícia de um Sequestro” capricham no suspense e nos ganchos que prendem o espectador. Agarram-se aos entrechos familiares. A filha de Diana Turbay relembra a mãe (ausente) na piscina, onde as duas nadavam juntas. O filho de Maruja, com o rosto coberto de espinhas, sente falta da mãe (ela ficou seis meses no cativeiro) e mantém cara de garoto tonto. As cenas de amor entre o futuro senador e a jovem Maruja, quando viviam noites calientes e febris, são rememoradas em vermelho e com muita salsa, ritmo essencialmente caribenho (pendendo para o folclórico).

Há, porém, sequências primorosas. Em especial uma das que abrem a série, quando Maruja e a cunhada Beatriz assistem a um filme que reivindica verba para finalização junto ao Focine. Trata-se, claro, de obra esquerdista, que denuncia os males político-sociais da América Latina. Ligada a um governo de centro-direita, o de César Gavíria, ela desaprova o projeto e emite, oralmente, parecer carregado de acidez. García e Woods, este principalmente, são dois cineastas historicamente ligados às causas progressistas.

A fotografia de Miguel Littín (Jr) é de um colorido intenso, que capta o ritmo e as cores fortes da Colômbia. Os planos realizados a partir da periferia, esconderijo de Maruja e Beatriz, até alcançar as luzes da cosmopolita Bogotá, são impressionantes. As inserções documentais usadas de maneira comedida enriquecem muito a narrativa. Em especial as que acompanham o momento decisivo na vida de Diana Turbay.

O elenco rende bem. Pode-se argumentar que Cristina Umaña faz de Maruja Pachón uma sequestrada valentona demais. Uma coisa é estar refém de guerrilheiros. Outra, de narcotraficantes, que não comungam de nenhum valor ideológico. Agem apenas por dinheiro. Matam por matar. Mas em tempo de Me Too, a ordem é empoderar as personagens femininas. Então, Maruja peita seus carcereiros, rapazes, jovens de 25 ou 30 anos, com os hormônios a toda, calibrados por drogas e com armas de última geração nas mãos. Quem, em condições tão adversas, agiria daquela forma? E por seis longos meses. Mal alimentada. Num muquifo ordinário, com um vaso sanitário que parece um depósito de vermes e doenças.

A história de Gabo com o cinema e a televisão é das mais prolíficas. Mas a obra do Prêmio Nobel de Literatura (1982) ainda não gerou uma adaptação à altura de seu talento literário. Com o streaming, são esperadas versões de “Cem Anos de Solidão” (série da Netflix), “Ninguém Escreve ao Coronel”, “O Amor nos Tempos do Cólera” etc. Rodrigo García e seu irmão Gonzalo entendem que a ficção seriada dispõe do tempo necessário às narrativas do fabulador colombiano. Que o cinema, com a exigência média de duas horas, levava a resumos limitadores. Como resumir “Cem Anos de Solidão” em apenas 120 minutos?

A sorte está lançada. “Notícia de um Sequestro” ficou muito bem posto em seis capítulos. E está entre os bons momentos de Gabo no audiovisual.

Notícia de um Sequestro
Série ficcional em seis capítulos (média de 50 minutos cada)
Direção: Andrés Wood e Julio Jorquera
Fotografia: Miguel Littin Menz
Produção: Rodrigo García
Elenco: Cristina Umaña, Juan Pablo Raba, Majida Issa, Julieth Restrepo, Carmenza Gómez, Nydia Quintero, Laura Alonso Escobar (Damaris), Jorge Ivan Rico (Negro), Ilenia Antonini (Carolina), Bryan Zorilla (Monje), Ariel Merchan (Elías)
Onde: Amazon Prime Video

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