“Fé e Fúria” aborda a intolerância às religiões de matriz africana

“Fé e Fúria”, de Marcos Pimentel, uma produção da Tempero Filmes, estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rio Branco, Salvador e São Paulo, com distribuição da Embaúba Filmes.

Conhecido por seus documentários contemplativos e marcados pelo silêncio, em “Fé e Fúria”, o mineiro Marcos Pimentel faz um longa pautado pela urgência do tema: a intolerância às religiões de matriz africana em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.

O cineasta conta que, a principio, imaginava o filme seguindo a linha de seus documentários anteriores, como “A Parte do Mundo que me Pertence” e “Sanã”, mas o tema deste novo filme pedia outro formato. O longa teve sua première mundial no conceituado IDFA – International Documentary Filmfestival Amsterdam, em 2019.

Ciente de que não poderia aplicar uma linguagem que não cabia aos seus entrevistados e entrevistas – pessoas que sofrem com a intolerância –, Pimentel procurou aquilo a que chama de a linguagem mais sincera para que seus personagens se abrissem diante de sua câmera.

Essas figuras chegam, primeiramente, por meio de uma pesquisa com as vítimas desse tipo de intolerância. E chegou a casos divulgados pela mídia, como a menina Kayllane, que levou uma pedrada no meio da rua por estar vestida com trajes de candomblé, e outras pessoas cujas agressões não se tornaram notícia.

“Fé e Fúria” aborda também a conduta dos “donos dos morros”, abrindo espaço para que traficantes evangélicos e ex-traficantes hoje convertidos discorram sobre o tema. Para abordar esses entrevistados, era preciso não apenas deixar claro o posicionamento do documentário, mas também ouvir as opiniões dessas pessoas.

No roteiro e montagem do longa, Pimentel contou com a parceria de Ivan Morales Jr, que o ajudou a, como diz o diretor, esculpir o documentário.

Realizado entre setembro de 2016 e julho de 2018, “Fé e Fúria” capta um Brasil em transformação, na ascensão dos evangélicos ao poder, que culminou na eleição de Jair Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.