Série desvenda os mistérios da memória sob diferentes aspectos

A memória é parte fundamental da nossa identidade, matéria-prima da psicanálise, das artes e do conhecimento. Com o objetivo de refletir sobre o tema, explorando diversas perspectivas, a série inédita “A Persistência da Memória” estreia com exclusividade no Curta! e no CurtaOn – Clube de Documentários.

Dirigida por Paola Vieira, a produção traz vários entrevistados – como o historiador Luiz Antonio Simas e o filósofo indígena Ailton Krenak – que, a cada episódio, abordam a memória a partir de um ponto de partida. No primeiro deles, “As Primeiras Memórias”, os depoentes evocam as lembranças mais remotas de suas infâncias. Imagens de arquivo retiradas de filmes, fotografias e ilustrações ajudam a dar concretude às histórias de cada um deles.

Em paralelo, neurocientistas do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Sidarta Ribeiro, Martín Cammarota e Claudia Figueiredo – e o psicanalista Waldemar Magaldi trazem explicações embasadas em teorias e estudos científicos, que são complementados pela narração da série, feita pela diretora.

Além de “As Primeiras Memórias”, a série conta com outros 12 episódios sobre os seguintes temas: “O Funcionamento da Memória”; “Memórias e Traumas”; “Memória e Imaginação”; “Memória e Oralidade”; “Memória dos Saberes e Fazeres”; “Memórias das Artes Visuais”; “Memória e História”; “Memórias Oficiais”; “Memórias Audiovisuais”; “Memórias Digitais”; “Os Apagamentos de Memória” e “O Labirinto da Memória”.

“A Persistência da Memória” é uma produção da Luni Áudio e Vídeo viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels – da Amazon –, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn܂com܂br). A estreia no Curta! é no dia temático Quintas do Pensamento, 25 de janeiro, às 23h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.