Série documental inédita do GNT destaca cotidiano das famílias brasileiras diante do racismo
Diretor, roteirista e apresentador do “Histórias de Famílias”, que estreou dia 12 de outubro no GNT, Jefferson De conversa com grupos familiares sobre a intolerância racial. O projeto, com cinco episódios, propõe a importância do lugar de fala, a desconstrução de modelos de beleza caucasianos, o fortalecimento do orgulho de ser negro desde a infância e a construção de identidade através da arte, da tecnologia e da ancestralidade.
Jefferson explica que, ao passar dos anos, com a percepção da estrutura racial, ele começou a refletir sobre o modo de identificar as pessoas e os reflexos dessa identificação no desenvolvimento infantil. “Quando criança, muitas vezes, era apontado como ‘o menino de cor’ e não entendia o por quê. Na escola, percebi que todas as famílias eram, de certa forma, compostas por pessoas de “cores”, conta.
Na série documental, o cineasta entrevista pais, mães, educadores e especialistas, que, através dos relatos de suas experiências quando crianças e da criação de seus filhos, abordam o racismo. O casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, por exemplo, revela ter adquirido um maior entendimento sobre essa discriminação a partir da adoção de crianças pretas. Nesse primeiro episódio, eles relatam situações enfrentadas desde o início e compartilham as expectativas para o futuro e para a criação de seus filhos.
Ao longo da temporada, o apresentador também recebe o ator Jonathan Azevedo, o fotógrafo Vantoem Pereira, o ator Juan Paiva e sua família, e o casal formado pela produtora de cinema Paula Barreto e o ex-jogador de futebol Cláudio Adão. Entre os entrevistados da primeira temporada também estão as atrizes Cintia Rosa e Juliana Alves, e o cantor e compositor BNegão.
“Histórias de Famílias” é uma parceria do GNT com a produtora LC Barreto, em associação com a Buda Filmes, e será exibido toda quarta-feira, a partir das 23h45, no GNT.
Pingback: Série documental inédita do GNT destaca cotidiano das famílias brasileiras diante do racismo – Revista de Cinema – Revista de Cinema – STOP RACISMO