Califórnia

Ao acompanhar sua protagonista Estela, uma adolescente de 17 anos em 1984, Califórnia resgata as experiências vividas pela geração dos anos 80, da qual a diretora Marina Person faz parte.

A trama se desenrola em São Paulo e, sendo um filme de época, foram buscadas locações que preservam o estilo da década de 1980 e acontecimentos que remetem ao período, como a campanha pelas Diretas Já, o surgimento de bandas de rock nacionais, o figurino surfwear, a cultura New Wave, os darks. Toda a caracterização utilizada como forma de expressão foi resgatada. Por ser um filme sobre adolescentes na década de 80, buscou-se inspiração na estética dos filmes dessa época. Ao falar do adolescente de ontem, Califórnia quer se comunicar, também, com adolescentes de hoje, mantendo um diálogo direto, aberto e, principalmente, sincero.

A música tem papel fundamental nessa ambientação dos anos 80. A trilha sonora é toda composta por artistas e bandas da época, tanto nacionais quanto estrangeiras. Não há o uso de trilha incidental, toda música vem de cancões de The Cure, David Bowie, New Order, Echo and The Bunnymen, Joy Division e as brasileiras Titãs, Paralamas, Metrô e Kid Abelha.

Produzido pela Mira Filmes, em coprodução com a Lauper Films, Califórnia foi exibido na Première Brasil do Festival do Rio e recebeu o prêmio da Juventude de melhor filme brasileiro na 39ª Mostra Internacional de Cinema. Nos cinemas, o filme será lançado no dia 3 de dezembro, com distribuição da Vitrine Filmes.

 

Leia matéria sobre o filme publicada na Revista de CINEMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.