Estreia nos cinemas “Roberto Farias – Memórias de um Cineasta”

“Roberto Farias – Memórias de um Cineasta”, é dirigido e roteirizado por Marise Farias, filha de Roberto. O filme participou da Première Brasil Mostra Retratos, do Festival de Rio 2023, e da Mostra Competitiva do Festival de Gramado deste ano. O longa, que foi produzido por Mariana Marinho da Dona Rosa Filmes, em coprodução com Globo Filmes, Globonews e Canal Brasil, será lançado no próximo dia 23/11, com distribuição da Vinny Filmes.

O filme retrata a vida e obra do diretor de cinema e televisão, que conquistou um diálogo direto com o público através de sucessos como “O Assalto ao Trem Pagador” (1962), a trilogia com o cantor Roberto Carlos (1968 a 1971) e “Pra Frente Brasil (1982)”. Roberto Farias trabalhou na área durante sete décadas e reconhecia a importância do audiovisual na formação e defesa da identidade nacional.

“Depois que meu pai morreu, decidi fazer esse filme para manter viva comigo a memória dele e para deixar um registro para o público sobre a trajetória dele na história do cinema brasileiro. Basicamente, eu queria falar do seu amor pelo cinema. Nessa pesquisa, encontrei no computador dele uma pasta com o título Livro de Memórias e que incorporei no filme os relatos mais intimistas. Para mim foi um grande aprendizado sobre como ele pensava o mundo, o seu modo de fazer cinema, e como ele atuou politicamente para que o cinema brasileiro conquistasse o público e ganhasse força no mercado quando foi diretor da Embrafilme e presidente do Concine. Achei curioso perceber que aquela ousadia que via nos filmes com Roberto Carlos, ‘Pra Frente Brasil’, ‘O Assalto ao Trem Pagador’, ‘Selva Trágica’ já estava presente desde sua infância, quando ele fugiu de casa aos três anos para ir ao cinema. Queria falar também da coragem dele quando desafiou a ditadura militar com o filme ‘Pra Frente Brasil’, que foi censurado por mostrar a tortura e o desaparecimento das pessoas”, declara Marise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.