“Sobre Amizade e Bicicletas” é eleito Melhor Filme pelo Júri Oficial da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Três curtas-metragens brasileiros e um internacional são os vencedores da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Os filmes falam de temas como racismo, preconceitos e amizade. O anúncio foi feito no sábado (22/10), em sessão que exibiu os curtas no cinema do CIC, Florianópolis, com a presença de diretores dos filmes vencedores. Todos os premiados receberam troféu e os três brasileiros também levaram o prêmio em dinheiro de R$1.500,00 cada um. Além dos grandes vencedores, produções de qualidade indiscutível que conquistaram o júri e o público receberam Menções Honrosas.

O Melhor Filme pelo Júri Oficial foi para a ficção paranaense “Sobre Amizade e Bicicletas” (foto), de Julia Vidal. O filme conta a história de Thiago, que sempre sonhou em participar da corrida de bicicletas, mas isso parecia um sonho impossível devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual que não conhece limites. Juntos, eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.

O Prêmio Especial das Crianças ficou com “Meu Nome é Maalum”, animação de Luísa Copetti (RJ), que trata de um tema urgente: o racismo. Na narrativa, Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e pelas práticas de uma sociedade racista. Assim que chega na escola, todos riem dela. Maalum não entende o por quê e, com ajuda da sua família, vai descobrir o significado do seu nome e transformar a tristeza em orgulho por sua ancestralidade.

O júri infantil teve a participação de 11 crianças, uma delas foi Mame Diarra, também apresentadora mirim da 21ª Mostra.

Na categoria Melhor Filme pelo Voto Popular, o vencedor foi o curta catarinense “O Monstro do Pântano do Sul “, de Marko Martinz, um filme de terror, com um fundo de humor, que aborda importantes questões ambientais. O curta, feito com recursos próprios e apoios, é a primeira ficção para crianças da Vinil Filmes e foi protagonizado por Nina, filha do diretor.

Já o Melhor Filme Internacional eleito foi “Moules-Frites” (Mexilhões com Fritas), de Nicolas Hu, França. Na história contada no curta, Noée, uma menina de nove anos se junta à sua mãe, que se instalou recentemente na ilha bretã de Benac’h, onde encontrou um emprego como garçonete em um restaurante. Quando chega, Noée descobre que todas as crianças da ilha se conhecem há muito tempo, e que elas têm uma vida bastante fácil onde o dinheiro não é problema, e que todas costumam velejar. E isso atrai Noée. Exceto que sua mãe não tem condições de inscrevê-la no clube de vela.

No total, a Mostra exibiu 77 curtas-metragens, entre nacionais e internacionais, todos na Mostra competitiva, e oito longas-metragens brasileiros convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.