Workshop do Rio Market desvenda nova teoria do roteiro, utilizada em “Roma”, “Coringa”, “Parasita”, “Game of Thrones”, “Round 6” e “Big Little Lies”

Uma nova teoria narrativa, de origem francesa, da área da linguística, chamada Semiótica Narrativa e Semiótica das Paixões, tem ajudado a revelar como foram criados os mais importantes filmes e séries atuais. Descobertas que levaram mais de cinco décadas de pesquisas geraram essa teoria para a “ação”, mas também, e como grande novidade, para as “emoções” dos personagens, com destaque para a técnica que gera a “surpresa” no espectador.

Sua chegada vem suprir uma lacuna que, atualmente, dificulta que roteiristas e diretores desenvolvam os arcos de uma história com sentido e articulem os sentimentos dos personagens em suas camadas emocionais. Especialmente no Brasil, onde há essa dificuldade, ao fazer um “drama”, em acertar o sentimento correto dos personagens. É uma teoria que ajudará muito neste ponto da nossa dramaturgia, das emoções dos personagens, algo difícil de ser desenvolvido na cultura brasileira.

No workshop de roteiro “Globalizando seu filme ou sua série”, que acontecerá durante o Rio Market, no dia 10 de outubro, das 10h às 13h, ministrado por Hermes Leal, doutor pela USP em Semiótica das Paixões, o público poderá conhecer as novas técnicas dessa teoria. O autor irá demonstrar essa nova teoria nos filmes “Roma”, “Parasita” e “Coringa” e nas séries “Game of Thrones”, “Westworld” e “Big Little Lies”, detalhando como cada personagem age de acordo com o seu “sentir”, com as motivações das afecções de suas paixões em seu corpo e sua alma, trazendo uma técnica para o personagem bem desenvolvida, assim como uma grande clareza de como as paixões os afetam, como medo, ódio, rancor, ciúmes, melancolia, raiva, ressentimento, vingança, cólera, entre outros.

Em “Game of Thrones”, por exemplo, é a paixão do ódio que move as ações de Arya Stark, em busca de vingança contra aqueles que mataram sua família, mas também existe um arco emocional que a motiva a “matar” o ódio que sente, que não lhe faz bem. Ao mesmo tempo, será mostrado que esses arcos passionais e emocionais podem se organizar de forma estratégica para gerar surpresa no espectador. Atualmente, toda boa série precisa surpreender e a nova teoria traz uma técnica para o desenvolvimento dessa ferramenta de criação.

É uma teoria que permite se aprofundar nas camadas existenciais dos personagens, mas também nos antigos dilemas da narrativa, como os famosos arcos dramáticos e as transformações da história em atos e “pontos de virada” que geram surpresas.

Entre as abordagens, será explicada, por exemplo, a necessidade do polêmico “arco”, fundamental para aumentar a compreensão do espectador sobre o personagem, a intriga, a atmosfera e a própria história. São os arcos que geram impactos no espectador com uma “surpresa”, uma ação programada para ser inesperada.

As inscrições para o workshop são gratuitas e devem ser feitas através do link http://www.riomarket.com.br/br/inscricoes/eventos-gratuitos/workshop-de-roteiro-globalizando-seu-filme-ou-sua-serie.

Além do workshop, Hermes Leal estará selecionando projetos de filmes e séries de ficção para um doctoring gratuito, aplicando essa nova teoria, que encontra-se detalhada no site https://screenwriteronline.com/br. A seleção dos projetos será feita através da Rodada de Negócios e os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, em http://www.riomarket.com.br/br/inscricoes/eventos-gratuitos/screenwriter-online-script-doctoring.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.