Primeira mulher a dirigir um filme na Arábia Saudita vem ao Brasil

A diretora saudita Haifaa Al Mansour vem ao país para o lançamento de “O Sonho de Wadjda”, filme que quebrou paradigmas no seu país. Ela participará de uma pré-estreia aberta ao público no cinema Reserva Cultural, em São Paulo, no dia 24 de abril.

“O Sonho de Wadjda” é o primeiro longa-metragem produzido totalmente dentro do Reino da Arábia Saudita. Filmes sauditas anteriores foram rodados em outros países, porque a Arábia Saudita é um país onde o governo proíbe o cinema e não há salas de exibição oficiais. E além do filme ser dirigido por uma mulher, trata da condição da mulher dentro de um país onde há muitas restrições em relação aos tipos de trabalho disponíveis para as mulheres.

A equipe do filme enfrentou alguns problemas durante as filmagens. Protestos e reclamações foram feitas para a produção do filme, por terem uma diretora mulher e pelo fato de mulheres e homens trabalharem juntos no mesmo projeto, mas felizmente nada de grava aconteceu e as filmagens puderam ser concluídas.

Wadjda é uma menina de 12 anos que mora no subúrbio de Riad, capital da Arábia Saudita. Embora ela viva em uma cultura conservadora, Wadjda é uma garota cheia de vida, que usa calça jeans, tênis, escuta rock’n roll e deseja apenas uma coisa: comprar uma bicicleta e disputar uma corrida com seu melhor amigo Abdallah. Mas em uma sociedade que diz que as bicicletas são apenas para os meninos, porque podem ser perigosas para a virtude das meninas, ela enfrentará muitas dificuldades para realizar seu sonho.

“O Sonho de Wadjda” entra em cartaz nos cinemas no dia 3 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.