“O Tablado e Maria Clara Machado” estreia em São Paulo
O longa “O Tablado e Maria Clara Machado”, de Creuza Gravina, estreia dia 18 de maio no cinema Reserva Cultural, em São Paulo. O documentário teve sua estreia no cinema no Rio de Janeiro, em dezembro de 2022, depois de um longo circuito em mais de 15 festivais, incluindo a Première Brasil do Festival do Rio e o Festival de Rotterdam. Para o centenário de Maria Clara Machado, o filme ganhou nova finalização, passando a contar com outras imagens raras de arquivo e animações. A produção é da Gravinart Produções Artísticas.
O filme conta com nomes como Marieta Severo, Gilberto Braga, Cacá Mourthé, Louise Cardoso, Lúcio Mauro Filho, Marcos Palmeira, Marcelo Serrado, Susanna Kruger, Heloisa Perissé, Bárbara Heliodora, Cininha de Paula e muitos outros, que falam histórias e curiosidades da dramaturga e suas experiências no teatro Tablado. O documentário tem um lado lúdico, com cenas exclusivas, nas quais é possível ver, por exemplo, Marieta Severo interpretando uma Bruxa Chefe, Malu Mader como a menina que voa com o vento, Claudia Abreu e Andréa Beltrão como fantasmas, em sequências completas, unindo gerações e dando mais vida aos depoimentos.
Conhecida pelas suas peças “Pluft, O Fantasminha” e “O Cavalinho Azul”, além de ter sido fundadora do Teatro Tablado, Maria Clara Machado, que faleceu em 2001, completaria 100 anos no dia 3 abril de 2021. No mesmo ano, o tradicional Teatro Tablado, que formou inúmeras gerações de atores, completou 70 anos de existência.
No ano do centenário de Maria Clara Machado, a diretora Creuza Gravina organizou uma série de lives com parte do elenco, que seguem disponíveis no Youtube.
O filme foi produzido ao longo de vários anos sem patrocínio, contudo o projeto de comemoração do centenário de Maria Clara Machado foi contemplado em edital pelo Governo Federal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Aldir Blanc, possibilitando nova finalização além de eventos como lives e oficina dentro do mesmo tema.