Série “Resíduo”, de Marília Rocha, estreia no Canal Brasil

“Resíduo”, série inédita de Marília Rocha, diretora do filme “A Cidade Onde Envelheço”, estreia no Canal Brasil no dia 4 de julho, às 19h45. Em quatro episódios, a produção apresenta quatro escritoras e pensadoras brasileiras a partir de suas obras e de lugares que marcaram suas vidas. Beatriz Nascimento, Stella do Patrocínio, Patrícia Galvão (Pagu) e Henriqueta Lisboa enfrentaram uma sociedade que as proibia de pensar, de estudar, de frequentar universidades e as deixou sem espaço na história oficial.

No primeiro episódio, é contada a história da pesquisadora e historiadora Beatriz Nascimento, criadora do primeiro coletivo de estudantes e pesquisadores negros no país e uma das maiores pensadoras negras do Brasil. O segundo capítulo acompanha a poeta Stella do Patrocínio, diagnosticada com esquizofrenia e vítima de eletrochoques em um hospício que aprisionava majoritariamente mulheres pobres e negras. Depois de anos vivendo no local, uma mulher registra a voz de Stella, que ressoa até hoje em exposições pelo país. Os dois primeiros episódios são narrados por Pedrina de Lourdes Santos, Capitã da Guarda de Massambique de Nossa Senhora das Mercês de Oliveira, em Minas Gerais.

O terceiro episódio traz as vivências de Patrícia Galvão, jornalista, poeta e escritora. Conhecida como Pagu, a paulista revela em suas cartas – lidas pela escritora Leda Cartum – um feminismo e uma produção intelectual fundamentais para a história das mulheres. Para encerrar a série, o quarto episódio apresenta a poeta, tradutora e ensaísta Henriqueta Lisboa, primeira mulher a ser eleita para a Academia Mineira de Letras. Ela dedicou sua vida à literatura, com a publicação de dezenas de livros entre 1925 a 1982 e teve que lutar para ocupar espaços marcados apenas pela presença de homens. Os versos da mineira são lidos pela poeta Ana Martins Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.