Documentário faz retrato do Brasil por meio da arte urbana

As cidades, vibrantes em suas cores e arte, se tornam figuras centrais em “Pele”, documentário de Marcos Pimentel que chega aos cinemas em 26 de outubro, com distribuição da Embaúba Filmes. A produção executiva é de Luana Melgaço e a produção é assinada pela Tempero Filmes. O longa fez sua estreia mundial no IDFA/Envision Competition, no qual foi premiado com a Menção Especial do Júri, e, no Brasil, foi exibido na Mostra Competitiva do É Tudo Verdade. Na Rússia, recebeu o Grande Prêmio da Crítica no Festival Message to Man, em São Petersburgo, e já foi exibido também na França, Canadá, Itália, China, Nova Zelândia, Rússia, Indonésia, Áustria, Alemanha e Colômbia.

O cineasta conta que o filme nasceu do seu interesse pela experiência de se viver em cidades inchadas – cheias de pessoas, conflitos e contradições –, que temos no Brasil e na América Latina e pela pulsão da arte urbana encontrada nelas.

O filme foi rodado em 2019, em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Como foi rodado sem captação de som direto, o som foi todo construído na pós-produção, por Vitor Coroa, que, além de reproduzir o som do que se vê na tela, trouxe também várias camadas e possibilidades de interpretação a partir do som de cada sequência. Assim, o documentário tenta reproduzir a experiência urbana e a urgência dos discursos presentes nas ruas do país também através do som, perseguindo uma atmosfera sonora que permite uma outra experiência de cidade.

Pimentel, que em sua filmografia tem longas como “Fé e Fúria” e “Os Ossos da Saudade”, conta que trata grafites, pichações e intervenções nos muros e paredes como gritos silenciosos emitidos pelos habitantes de algum lugar. Ele aponta que essa arte tem muito a dizer sobre o tempo e o lugar onde vivemos.

Parceiro do montador Ivan Morales Jr há 20 anos, Pimentel conta que a montagem era o desafio de se valer do material filmado e o transformar numa narrativa sobre o Brasil contemporâneo.

“Pele” é um filme que, claramente, dialoga com as outras obras de Pimentel, especialmente com “Polis”, “Urbe” e “Taba”, sem deixar de lado a observação mais contemplativa de seus filmes, como “Sopro”, “A Parte do Mundo que me Pertence” e “A Arquitetura do Corpo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.