Casa de Cinema de Porto Alegre roda longa-metragem com Gabriela Correa e Sophie Charlotte

Foto: Jorge Furtado, Yasmin Thayná, Gabriela Correa e Sophie Charlotte © Fabio Rebelo

Iniciaram na terça-feira, 21 de novembro, em Porto Alegre, as gravações do longa-metragem “Virginia e Adelaide”, uma produção da Casa de Cinema de Porto Alegre em coprodução com a Globo Filmes. O roteiro, assinado por Jorge Furtado, que divide a direção com Yasmin Thayná, conta a história de Virgínia Leone Bicudo e Adelheid (Adelaide) Koch, interpretadas por Gabriela Correa e Sophie Charlotte.

Adelaide e Virgínia se conheceram em 1937, um ano após a chegada da alemã ao Brasil, fugindo da perseguição nazista aos judeus, para onde veio com seu marido e duas filhas. Juntas, fundaram e popularizaram a psicanálise no Brasil, quebrando barreiras e preconceitos. Foram médica e paciente por cinco anos, colegas por mais de 30 anos, grandes amigas a vida inteira. Adelaide foi a primeira psicanalista no Brasil reconhecida pela Associação Internacional de Psicanálise, e uma das criadoras da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Virgínia foi a primeira psicanalista do Brasil, uma das fundadoras da psicanálise brasileira, e uma das primeiras professoras universitárias negras no Brasil. Por vários anos escreveu uma coluna de muito sucesso no jornal Folha de Manhã, intitulada Nosso Mundo Mental, que se transformou em livro e programa de rádio sobre psicanálise, veiculado pela Rádio Excelsior de São Paulo.

O filme conta com produção de Nora Goulart, direção de fotografia de Lívia Pasqual e direção de arte de Vanessa Rodrigues e Richard Tavares. Com distribuição da H2O Filmes, a produção tem previsão de lançamento nos cinemas em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.