Futura lança “Transo”, que retrata a vida sexual de pessoas com deficiência

“Transo”, um dos primeiros documentários brasileiros a abordar a vida sexual da pessoa com deficiência e que o Canal Futura lança em sua programação no dia 3 de dezembro, às 22h, estreia no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O filme também estará disponível gratuitamente no Globoplay. Mas, antes, “Transo” será exibido gratuitamente, no dia 30 de novembro, em uma única sessão, às 20h, na sala 6 do Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes. A sessão vai contar com audiodescrição e legendagem descritiva. Após o filme, o diretor Lucca Messer e Daniel Massafera, um dos participantes do filme, vão conversar com a plateia. Haverá intérprete de libras durante o bate-papo.

Com cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, o documentário quebra tabus e explora a vida sexual de 12 participantes. Sem pudor, censura ou vergonha, os depoimentos falam de intimidades, masturbação, brinquedos eróticos, preferências e confirmam o que muitos acreditam não existir: pessoas com deficiência sentem prazer e têm vida sexual intensa. Os participantes afirmam que nunca abriram mão de viver tudo aquilo que o sexo permite.

Ao longo de 75 minutos, o filme reúne depoimentos de brasileiros de diferentes lugares do país, retratando a pluralidade da sexualidade das pessoas com deficiência. Entre os participantes, Siana Leão Guajajara, ativista indígena e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, reforça a intenção do documentário em derrubar mais uma camada de invisibilidade e exclusão da sociedade, quando se fala em indígenas com deficiência. O influenciador cego Fernando Campos também é um dos entrevistados e, ao combater o capacitismo entre os deficientes visuais, trata a vida sexual com naturalidade, como deve ser. A cadeirante Mona Rikumbi também foi consultora e coprodutora do documentário.

O diretor e documentarista Lucca Messer, ao abraçar o projeto “Transo”, viu uma oportunidade de dar voz a um assunto que ninguém fala e quebrar preconceitos. Também formado em psicologia, fundou em 2019 a ONG Assim Somos, agência que representa, capacita e cria conteúdo com artistas com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.