“Levante” estreia na França em 50 salas simultâneas
Foto © Wilssa Esser
Depois de ser premiado como melhor filme das mostras paralelas de Cannes e melhor longa de ficção no Festival Latino-Americano de Biarritz, “Levante” estreia na França em 50 salas simultâneas. O filme dirigido por Lillah Halla passou por exibições em cerca de quinze países e coleciona uma longa lista de prêmios, incluindo Melhor Direção no Festival do Rio e Melhor Filme no Fest Aruanda e no Mix Brasil, uma das maiores mostras LGBTQIA+ do mundo. Internacionalmente, a equipe levou para casa dois troféus do Festival de Huelva Ibero-americano, na Espanha, e o Tilda Award, prêmio do Braunschwieg International Film Festival (Alemanha), que elege o melhor filme dirigido por uma mulher. No Canadá, esteve no Festival Nouveau Cinema Montreal, onde venceu o Prêmio Fierté Montreal.
“Levante” narra os desafios de Sofía (Ayomi Domenica), uma jovem de 17 anos que, às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada. O longa teve produção da Arissas (Brasil), Manjericão Filmes (Brasil), In Vivo Films (França) e Cimarrón Cine (Uruguai), em coprodução com a Vitrine Filmes, Canal Brasil, Telecine e RioFilme. A distribuição é assinada pela Lira Filmes e Vitrine Filmes.
O filme é fruto de um trabalho conjunto de oito anos de duração. A diretora Lillah Halla não imaginava o alcance que o projeto teve. O longa se destacou como melhor filme pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) das mostras paralelas do Festival de Cannes, onde estreou na 62ª Semana da Crítica. O mesmo evento foi responsável, em 2020, por revelar Lillah, que também assina o roteiro do longa, ao lado de María Elena Morán, com o curta-metragem “Menarca”. Hoje, a produção segue se destacando por onde passa.
A estreia nos cinemas brasileiros está prevista para 2024.