Festival de Gramado anuncia homenageados gaúchos
Foto: Álvaro RosaCosta © Simone Rasslan
A organização do 52º Festival de Cinema de Gramado anunciou os nomes das cinco personalidades que receberão as homenagens voltadas aos profissionais do audiovisual gaúcho. Este ano, serão entregues os Troféus Sirmar Antunes e Leonardo Machado, além dos Prêmios Iecine.
Entregue desde 2023, o Troféu Sirmar Antunes carrega o nome de um dos mais emblemáticos atores do estado. Concedido pela primeira vez à atriz Vera Lopes, este ano, a honraria será entregue a Álvaro RosaCosta.
Com atuação reconhecida e premiada nas áreas da música, das artes cênicas e cinema, RosaCosta tem carreira sólida como ator de teatro e cinema e é um dos profissionais mais requisitados na composição de música para o teatro, com produção internacional. Recebeu o prêmio da 15ª edição da Quadrienal de Praga, representando o Brasil por seu trabalho de criação musical para teatro. Fez papéis em filmes importantes produzidos no estado, entre eles “Netto Perde sua Alma”, de Beto Souza e Tabajara Ruas, “Tolerância”, de Carlos Gerbase, “Houve uma Vez Dois Verões”, de Jorge Furtado, e “Meu Tio Matou um Cara”, também de Furtado. Acumula cinco prêmios Açorianos, e cinco prêmios Tibicuera, além de dois prêmios Assembleia Legislativa de Cinema, recebidos no 49º Festival de Gramado.
Em memória do ator gaúcho e apresentador do Festival de Gramado, o Troféu Leonardo Machado premia um ator, atriz ou técnico do audiovisual gaúcho, tendo como critério o histórico de realizações e contribuições ao desenvolvimento do audiovisual do estado. Este ano, será entregue ao ator e diretor portoalegrense Nelson Diniz. Com mais de 60 trabalhos realizados nas telonas, ele começou sua carreira no cinema com o clássico gaúcho “Anahy de Las Missiones”. Diniz é conhecido pelo seu trabalho na minissérie “A Casa das Sete Mulheres” e nos filmes “Um Estrangeiro em Porto Alegre”, “Snake”, “A Sombra do Outro”, “Sketches”, “Fogo”, “Amores Passageiros”, “Rummikub”, “Tolerância”, “Netto Perde a sua Alma”, “Sal de Prata”, “Em teu Nome”, “A Oeste do Fim do Mundo”, “Mercado de Notícias”, “Do Amor: Pequenas Coisas”, “Horas”, “Yonlu”, “Morto Não Fala”, “Mudança”, “Indo”, “Rasga Coração” e “Casa Vazia”. Dirigiu os curtas-metragens “A Domicílio”, “Carreira”, “Veraneio” e “Adereços”, assinando também o roteiro.
Desde 2021, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Sedac, por meio do Instituto Estadual de Cinema, Iecine, o Festival de Cinema de Gramado promove uma premiação especial às personalidades do Cinema Gaúcho, profissionais, entidades e ações que contribuíram para nossa história e para o nosso fazer audiovisual no estado. E, pela primeira vez, os Prêmios Iecine serão divididos em três categorias: Legado, Inovação e Destaque. Os homenageados foram escolhidos por uma comissão composta por Alice Urbim, jornalista, Renato Dornelles, jornalista, escritor, produtor, diretor e roteirista, e Ivonete Pinto, jornalista e crítica de cinema.
Diretor, produtor e animador com mais de três décadas de trabalho no audiovisual, José Maia receberá o Prêmio Legado. Aleteia Selonk, sócia-diretora e produtora executiva da Okna Produções, receberá o Prêmio Inovação. Por fim, o Prêmio Destaque será entregue a Alexandre Mattos, membro-fundador da Moviola Filmes e membro do Macumba Lab – Coletivo de Profissionais Negres do audiovisual do RS.
A entrega do Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa, será no dia 11 de agosto, durante a cerimônia de premiação dos curtas gaúchos. Já o Troféu Leonardo Machado e os Prêmios Iecine serão entregues no dia 16 de agosto, durante a premiação dos longas gaúchos.
Pingback: news-1721828898212-193 – News Conect Inteligencia Digital